Alguém tinha alguma dúvida! Shoppings e lojas do DF desrespeitam regras de prevenção à Covid-19

Uso de máscaras e distanciamento social não estão sendo cumpridos nos estabelecimentos da cidade. Ministério Público cobrou explicações

 

Os shoppings do Distrito Federal e as lojas de rua foram flagrados desrespeitando as normas de prevenção ao novo coronavírus. Abertos desde o dia 27 de maio, os estabelecimentos têm em seus corredores pessoas sem máscara e próximas umas das outras.

Vídeo encaminhado por uma leitora mostra como estava a situação em um shopping de Águas Claras nesta quinta-feira (11/06), feriado de Corpus Christi.

Assista:

Uma força-tarefa foi montada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para acompanhar a adoção de medidas sanitárias voltadas ao controle da Covid-19 nas regiões administrativas. O grupo elaborou um relatório com 142 páginas, expondo os desrespeitos em diversos estabelecimentos da cidade.

Durante inspeções, os integrantes do MPDFT constataram uso errado de máscaras de proteção e ausência do item de proteção individual entre os frequentadores de três estabelecimentos comerciais.

Segundo a força-tarefa, o distanciamento social também não estava sendo cumprido em nenhum dos locais visitados e foram observadas aglomerações, em especial em um shopping na cidade de Taguatinga.

Veja imagens:

Nesse centro comercial, segundo o MPDFT, constatou-se que algumas lojas restringiam o acesso dos clientes a um por vez, mas a maioria descumpria as medidas de segurança. Já em um estabelecimento do Guará, poucas lojas restringiram a entrada de clientes.

Providências

Os peritos ressaltaram ainda que o distanciamento social é outra medida descumprida pela maioria das pessoas nas ruas.

Assim, o MPDFT solicitou aos órgãos responsáveis atenção às normas de distanciamento social e de utilização de máscaras de proteção. Foram oficiadas as Secretarias de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Esporte e Lazer do DF, assim como o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram), as administrações regionais de Taguatinga e do Guará e os shoppings vistoriados.

Eles têm cinco dias para informar as providências adotadas. A visita foi realizada pelos peritos em 9 de junho. Por parte dos vendedores, eles verificaram respeito ao uso de máscaras e de álcool gel para higiene das mãos.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com as assessorias dos shoppings citados no relatório.

O JK Shopping não foi notificado. De acordo com a assessoria, se algum alerta ocorreu, foi feito diretamente pelos integrantes da força-tarefa aos lojistas.

A administração do ParkShopping também não recebeu, até o momento, “qualquer ofício de solicitação de esclarecimentos ou notificação a respeito do assunto veiculado na matéria”. Mas reitera seguir “todos os protocolos exigidos no decreto de reabertura dos centros comerciais, além de uma série de outras medidas voluntariamente adotadas para garantir a segurança e o bem-estar possível aos nossos clientes, lojistas e colaboradores.”

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.