EDUCAÇÃO DIGITAL – PRIMEIRO APLICATIVO DE RADIOTEATRO com PODCASTS de CLÁSSICOS DA LITERATURA

Já imaginou mergulhar na literatura através de um podcast de radioteatro?

 

De maneira leve, descontraída e informal, clássicos literários poderão ser acessados a partir de agora pelo aplicativo PALCO LITERÁRIO DIGITAL. O inédito app de radioteatro pretende reunir num cenário virtual os apaixonados pelos livros e artes cênicas, além de servir de suporte pedagógico para escolas e estudantes do Fundamental II e Ensino Médio, candidatos a concursos, vestibulares e Enem.

– Lançamos uma nova mídia para compartilhar e despertar o interesse pela literatura. A comunicação hoje se faz por podcasts e redes sociais. Assim, criamos um formato facilitador que aproxima os jovens do universo literário de forma prazerosa, aumentando a capacidade de assimilação das obras clássicas através do áudio. Queremos apresentar um mundo infinito de conhecimento e cultura de forma divertida – explica um dos sócios e idealizadores do inédito projeto, o ator e cenógrafo Pedro Ruggiero, pós-graduado em Teatro-Educação.

 

Palco Literário Digital estreia com podcast de quatro obras clássicas da literatura brasileira. O homem que sabia javanês e Triste fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

A ideia é lançar ao todo 12 podcasts em 2020. Os próximos lançamentos ao longo de junho serão A Megera Domada, de William Shakespeare, Senhora, de José de Alencar e Dom Casmurro, de Machado de Assis. Cada reprodução tem uma estética.

 

– Criamos estilo e formato diferentes a fim de ampliar e aproximar nossa comunicação com os adolescentes. A proposta é oferecer um momento de relaxamento, entretenimento e aprendizado informal –  complementa a atriz, roteirista, diretora teatral e pós-graduada em Teatro-Educação Priscila Lessa. Sócia e idealizadora do projeto, ela ressalta que o formato radioteatro também irá favorecer pessoas com dificuldade de visão ou leitura.

Para o segundo semestre, no momento pós-pandemia, está planejada a produção de 12 vídeos de teleteatro com outros clássicos literários.

Em tempos de quarentena, o lançamento chega com mais uma novidade de apoio às aulas de literatura da “nova” educação digital. Os atores que reproduzem as obras para os podcasts farão lives no Instagram mediadas pelos professores dos colégios, a fim de interagir com os estudantes e debater o conteúdo do livro ouvido previamente no aplicativo.

 OUÇA, IMAGINE E APRENDA NA PALMA DA MÃO!

O aplicativo está disponível na plataforma Android. O usuário baixa gratuitamente na playstore, compra a obra que desejar pelo valor de cinco reais (R$ 5,00) e pode ouvi-la por 24 horas. Os interessados podem degustar gratuitamente trailers de todas as obras. Em breve o app estará também na plataforma IOS.

O Palco Literário Digital oferece ainda uma livraria virtual, com diversos clássicos (inclusive os já adaptados para podcast e outros que serão gravados) e todas as obras que poderão ser cobradas em concursos e vestibulares até meados de 2021.

 

MAIS SOBRE O PROJETO E A QUARENTENA

 

O aplicativo é a versão tecnológica do Palco Literário, iniciativa inovadora criada há seis anos pelos atores Priscila Lessa e Pedro Ruggiero. O projeto já rodou as principais escolas do Rio de Janeiro, tais como São Bento, Santo Agostinho, Santo Inácio, Eleva, Cruzeiro, La Salle Abel, Ao Cubo e Recanto. O que era uma ideia diferente de apresentar grandes clássicos tornou-se um método de sucesso e reconhecido positivamente por alunos e professores.

A versão digital chega para aumentar o alcance da proposta. “Queremos atingir os mais de 10 milhões de estudantes das redes pública e particular em todo o país. E chegar a outros estados além do Rio de Janeiro, onde nascemos”, dispara Pedro Ruggiero.

As gravações começaram a ser feitas no estúdio Nova Onda em fevereiro. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, precisaram ser adaptadas, sendo desenvolvidas pelos atores em suas respectivas casas e editadas no estúdio profissional. Cada podcast é finalizado em torno de 20 dias.

“Nos adaptamos à realidade atual para conseguir entregar o projeto e auxiliar os alunos durante o isolamento, com a necessidade mais do que nunca da educação digital. E conseguimos imprimir nosso DNA: criatividade, inovação, abrangência, efeito multiplicador e consistência, sustentado pelo tripé de educação, cultura e arte”, conclui Priscila.

EQUIPE

Por trás dos atores está um time de peso formado por profissionais renomados do cenário televisivo, três deles que se destacaram na Rede Globo de Televisão por mais de 30 anos. À frente da direção artística está Mario Marcio Bandarra, que comandou por mais de quatro décadas séries e programas da TV Globo. A TI e Engenharia estão sob o comando de Mario Rogério e Nelson Faria, também egressos da emissora.

Completando a equipe, na área comercial e de implantação está Carlos Henrique Targat, ex-diretor de núcleo e gestor da TV Shoptime, com mais de 20 anos de experiência em e-commerce e marketing digital.

 

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.