Além do conteúdo tradicional, escola aposta em projetos inovativos para motivar estudantes

 

Com a pandemia do coronavírus, a ressignificação dos modelos pedagógicos tornou-se um desafio para escolas em todo o país. No colégio Marista João Paulo II, os educadores usam a criatividade e ferramentas on-line para reinventar conteúdos e metodologias do ensino dentro dentro e fora da sala de aula.

 

Com a adaptação de projetos que já existiam nas aulas presenciais para o formato on-line, os professores criaram um ambiente mais propício para a absorção do conhecimento à distância durante a pandemia. Essas ações, além de desenvolverem as habilidades acadêmicas dos estudantes, visam a manutenção do vínculo com a escola e o desenvolvimento socioafetivo das crianças e jovens.

 

Confira algumas atividades que foram adaptadas para esse período de isolamento.

 

Contação de Histórias – A contação de histórias é uma prática pedagógica que visa promover o hábito de leitura, a promoção de experiências sociais e o desenvolvimento da imaginação. Com participação da bibliotecária do colégio, a atividade tem sido um momento de leitura e narrativas com o objetivo de expandir os gêneros literários abordados nos Anos Iniciais. A contação de histórias também proporciona a habilidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos, a ampliação do campo lexical e das competências interpretativas.

 

Recreio Super – Os espaços físicos de colégios sempre são cenários de interação, diversão e aprendizado para os estudantes. Com o distanciamento devido ao isolamento social, o Marista João Paulo II desenvolveu o projeto Recreio Super em formato on-line. A iniciativa tem o objetivo de ampliar as possibilidades de interação, lazer, diálogo e reflexão entre os estudantes neste momento de isolamento. A ideia é desenvolver atividades que os envolvam e retomem as memórias do ambiente escolar, a exemplo de jogos, bate-papo, música e partilha de talentos.

 

Dia da Família Marista – O Dia da Família é celebrado duas vezes ao ano no colégio, em maio e em agosto. Trata-se de um momento em que as famílias e educadores se reúnem na Chácara Pequi, em Planaltina, para um dia de lazer, integração, atividades culturais e esportivas. Na ocasião, os convidados montam piqueniques e aproveitam o amplo espaço verde para momentos especiais em família.

 

Neste ano, devido às medidas de distanciamento social, a primeira edição do evento foi adaptada pelo colégio e ocorreu por meio de lives no Instagram. A programação contou com bate-papo sobre gestão das emoções, alongamento, dança, receitas, contação de histórias, oficina de brinquedos e show de talentos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.