Pesquisa: menos da metade de alunos da rede pública do DF tem aulas remotas

Levantamento do Sinepe-DF revela que apenas 45,21% dos pais que responderam à enquete disseram conhecer o método do GDF

 

Mais da metade dos estudantes matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal não está tendo acesso às aulas à distância, também conhecidas como ensino remoto, para manter o conteúdo programático do ano letivo.

É o que indica pesquisa on-line realizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) e revelada nesta terça-feira (19/05).

Embora não possa representar a totalidade dos 180 mil alunos, o resultado da “amostragem não probabilística por conveniência” demonstra um termômetro da realidade da pandemia local. O número representa apenas o universo daqueles que aceitaram participar da enquete.

De acordo com o novo recorte, do total de 3.486 pais ou responsáveis que responderam ao questionamento da entidade, apenas 45,21% disseram que seus filhos estão mantendo a rotina estabelecida pelas unidades da Secretaria de Educação para manter em dia o conteúdo programático do ano letivo.

O percentual é bem diferente da realidade daqueles que estão na rede privada. Quando a mesma pergunta é feita aos responsáveis por estudantes das instituições particulares, por exemplo, esse número pula para 95,25% de estudantes que recebem acompanhamento com a atividade extra-escolar em casa.

Nesses estabelecimentos, os números mostram que 56,5% dos pais estão satisfeitos e 15,2% se encontram muito satisfeitos, totalizando 71% de reações positivas com a proposta estabelecida durante o período de isolamento social.

Cabe lembrar também que o universo de familiares de alunos da rede pública participante da enquete representa 10,6% do total de entrevistados questionados.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Educação informou “não conhecer a metodologia utilizada na pesquisa divulgada pelo Sinepe e, portanto, não vai comentar seus resultados”.

Veja a pesquisa completa:

Relatório Da Pesquisa – Ret…

Retorno gradual em julho

O mesmo levantamento mostra que a maioria dos pais (57%), independentemente de onde os filhos estudam, preferem que as aulas sejam retomadas apenas no dia 15 de julho, a opção mais tardia dada pelo questionário. A data representa um mês após a atual previsão dada pelo governador Ibaneis Rocha.

A grande parte (73.8%) também prefere que a retomada presencial das aulas seja de forma gradual, segura e opcional, garantido às famílias a decisão de é ou não o momento do aluno voltar a praticar as aulas.

“A pesquisa mostra que podemos fazer um retorno planejado, organizado e com todas as medidas de segurança esperadas pela comunidade escolar. Por meio dos dados coletados pela pesquisa, conseguimos, por exemplo, retomar a atividade presencial de forma optativa para as escolas e alunos, juntamente com a aprovação de um protocolo de segurança e profilaxia a ser amplamente divulgado dentro das instituições”, pondera Álvaro Domingues, presidente do Sinepe-DF.

Levantamento

O Sinepe-DF abriu a pesquisa para os pais no período de 11 a 18 de maio, e contou com a participação de 34 mil pessoas.

Atualmente, a rede privada tem um universo de 180 mil estudantes matriculados. No caso da rede pública, esse número se aproxima dos 460 mil alunos, espalhados em 683 escolas da Secretaria de Educalçai.

Segundo a entidade, o foco foi obter os dados da rede de ensino particular, alcançando êxito com 89,7% de retorno (30.369 formulários preenchidos).

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.