Demitido da Funarte mais uma vez, Mantovani tentou derrubar Regina Duarte

Reconduzido e retirado da presidência da Funarte no mesmo dia, Dante Mantovani divulgou vídeo que pede a demissão da secretária de Cultura

 

A Secretaria especial de Cultura voltou aos holofotes nesta terça-feira (05/05). Após ser reconduzido ao cargo em uma nomeação que passou por cima de a secretária Regina Duarte, o (de novo) ex-presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Dante Mantovani, também entrou na campanha direta pela queda de sua superiora hierárquica. Pouco depois, caiu, por determinação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), numa demonstração de que a atriz ainda tem força política no governo, apesar do isolamento a que tem sido exposta.

Maestro de formação, Mantovani foi nomeado primeiramente pelo então secretário Roberto Alvim, que caiu após usar elementos de um discurso nazista em vídeo oficial, e deixou o governo quando Regina assumiu, em março deste ano. Ele ficou célebre pela divulgação de vídeos em que liga o rock e o beatle John Lennon ao satanismo – e agora reclama que foi mal interpretado.

Horas após ser renomeado no governo, Mantovani postou um vídeo do youtuber bolsonarista Allan Frutuoso avaliando que “isto é jornalismo”.

No vídeo, Frutuoso comemora a recondução de Mantovani e critica Regina Duarte. “Mais uma vez, presidente Bolsonaro usa sua caneta e deixa a esquerda em pânico”, diz ele, lembrando em seguida que o presidente tem vetado indicações de Regina, cuja nomeação ele diz que foi um erro.

“E agora Bolsonaro não apenas demitiu, ele usou a sua caneta pra tirar um esquerdista e botar o maestro Mantovani, que será de grande importância na retomada da cultura na pátria depois do vírus chinês”, completou, chamando o coronavírus de uma maneira usada por influenciadores da extrema direita para atacar a China.

“Inclusive, Regina, fica a deixa pra você deixar o ministério”, disse Frutuoso. “Regina, pegue seu banquinho”, insistiu o youtuber no vídeo postado por Mantovani. Veja a íntegra:

 

Pressão crescente
Como quem pegou seu banquinho foi o próprio Mantovani, Regina Duarte conseguiu se livrar da pressão de pelo menos um de seus subordinados. Já foi mostrado que o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que costuma ser elogiado por Bolsonaro, tem atacado a secretária em suas redes e pedido sua saída.

Regina em Brasília

A secretária de Cultura retornou a Brasília após o presidente criticar a sua ausência durante a quarentena.

Nesta segunda-feira (04/05), em uma conversa vazada para a revista Crusoé, Regina Duarte disse acreditar que está sendo “dispensada” do governo pelo presidente Jair Bolsonaro. Nesta quarta (06/05), porém, os dois devem se reunir para tentar resolver os problemas criados nas últimas semanas e decidir o destino da Secretaria de Cultura.

Após sua segunda queda na Funarte, MAnotovani não falou mais nas redes sociais.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.