Casal cai de jet ski e se afoga em Lago Paranoá

0

Populares resgataram as vítimas, mas elas não precisaram de atendimento. A moto aquática afundou e teve de ser rebocada

 

Um casal se afogou na tarde deste domingo (3/5) enquanto navegava em uma moto aquática no Lago Paranoá, perto da Ponte das Garças. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o jet ski em que as vítimas estavam começou a afundar.
O casal foi socorrido por populares e levado até a margem do lago. Envolveram-se na operação duas embarcações, duas viaturas e 14 militares, além de um helicóptero do Corpo de Bombeiros. No entanto, o casal não precisou de atendimentos, nem de transporte.

Afogamentos

O Corpo de Bombeiros informa que realiza aos sábados, domingos e feriados prevenção contra afogamentos no Lago Paranoá. Uma equipe de 15 militares se divide entre cinco pontos com maior incidência de banhistas, das 10h às 18h.
Os locais de vigilância são a Ponte JK, a Ponte Costa e Silva (Prainha dos Orixás), a Ponte do Bragueto, a Prainha do Lago Norte e a Concha Acústica (equipe vinda da Ermida Dom Bosco).
O Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP) também opera diariamente em condições de realizar salvamento aquático com lançamento de tripulantes operacionais diretamente na água para resgatar vítimas ou levando suporte avançado de vida (equipe médica) onde o atendimento for necessário.

Prevenção

A equipe do Corpo de Bombeiros dá algumas recomendações para evitar afogamentos no Lago Paranoá e em outras localidades:
– Procure aprender natação. Ensine as crianças a nadar;
– Não faça uso de bebidas alcoólicas ou outras drogas;
– Respeite sua capacidade de nado;
– Dê preferência a locais supervisionados por guarda-vidas;
– Não use flutuadores improvisados (garrafas PET, colchão inflável, boias plásticas, câmaras de ar, isopor etc.), prefira equipamentos salva-vidas certificados;
– Em embarcação, faça uso de coletes salva-vidas;
– Monitore constantemente as crianças;
anuncio patrocinado
Anunciando...