Shoppings avaliam usar termômetro que mede temperatura em massa

Centros comerciais avaliam comprar câmera que monitora sintomas de febre em até 1,8 mil pessoas por vez

 

 

Aliada ao controle do novo coronavírus em ambientes de aglomeração em massa, as câmeras termográficas – que monitoram a circulação e a temperatura das pessoas – podem estar entre as tecnologias usadas por shoppings do Distrito Federal para a volta às atividades prevista para a próxima semana. A aferição da temperatura é uma das propostas sugeridas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para a reabertura gradual das atividades econômicas.

O sistema detecta, por meio de raios infravermelhos, pessoas com alta temperatura corporal e é utilizado em vários países do mundo, como China, Alemanha e Singapura. A tecnologia é diferente, por exemplo, da utilizada atualmente pelo Corpo de Bombeiros (CBMDF). No caso da corporação, o equipamento consegue aferir a temperatura de apenas um indivíduo por vez, a depender da mira.

No controle em massa de pessoas, o registro termográfico (com margem de erro de 0,5°C) identifica com cores quais áreas são mais quentes ou frias. Os tons frios (verde/azul) indicam temperaturas baixas, enquanto as quentes (laranja/vermelho) sinalizam temperaturas mais elevadas. No caso de um suspeito ser detectado, o sistema alerta, em dias posteriores, o retorno daquela pessoa às áreas monitoradas.

Segundo o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio-DF), Francisco Maia, há uma dificuldade para comerciantes do DF adquirirem qualquer serviço de monitoramento da temperatura corporal, incluindo os mais simples, mesmo assim ele elogia a aquisição pelos grandes centros comerciais.

“Toda a tecnologia para trazer segurança aos comerciantes, funcionários e clientes é muito importante. Na próxima quinta-feira (30/04), vamos levar ao governador o cenário atual para ele avaliar se a medida será uma exigência ou apenas uma recomendação”, disse.

Infravermelho

A termografia por infravermelho oferece a possibilidade de identificar pessoas potencialmente infectadas e é considerada um dos elementos mais importantes para o funcionamento seguro de espaços de grande movimentação, como hospitais, aeroporto e shoppings centers. A febre é um dos principais sinais de infecção pela Covid-19.

Recentemente, noticiamos que o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, está recorrendo a tecnologia parecida para evitar a disseminação do novo coronavírus no ambiente hospitalar.

Inicialmente, o serviço importado será disponibilizado exclusivamente para clientes do grupo especializado em monitoramento. Um pacote mínimo para o uso da tecnologia chega à casa dos R$ 60 mil.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.