Servidores sobre Guedes: “Congelamento de salário é um disparate”

Ministro da Economia propôs congelar remuneração do funcionalismo público por um ano e meio. Categoria diz que desde 2017 não recebe aumento

 

 

Os servidores públicos federais reagiram mal à proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de congelar o salário da categoria por um ano e meio.

O ministro admitiu, mais tarde, ampliar a proposta do governo federal de socorro a estados e municípios, caso o Congresso aprove o congelamento de salários do funcionalismo.

Guedes recebeu apoio do Congresso. Isso porque o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse apoiar o congelamento por 18 meses.

O projeto, contudo, é visto pelos servidores como uma “falácia” do titular da Economia. A intenção de Guedes, segundo a categoria, é jogar a sociedade contra os funcionários públicos.

Para a Confederação dos Servidores do Serviço Público Federal (Condsef), por exemplo, que representa funcionários efetivos da União em todo o país, o corte de salário é ilegal e injusto.

“É um disparate o ministro sugerir congelamento de salários que já estão congelados há anos”, assinala o secretário-geral da entidade, Sérgio Ronaldo da Silva.

Conforme explicou, a Condsef entende que os servidores tenha ao menos a correção da inflação. “Defendemos que o servidor público não é diferente dos trabalhadores da iniciativa privada”, enfatizou.

Na mesma linha, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF), Oton Pereira, disse que a maioria dos servidores públicos federais não recebe aumento desde 2017.

“Ele [Paulo Guedes] deveria se preocupar com o descongelamento”, frisa o sindicalista, ao destacar que não há previsão de aumento salarial, nos próximos anos, para grande parte dos servidores.

“É um jogo de cena que ele faz, porque não é possível que não conheça a máquina pública”, dispara Pereira.

Ônus da crise é do trabalhador

O presidente sindical defende ainda que o congelamento não seja aplicado nem mesmo aos servidores que tiveram aumento nos últimos anos.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, que elevou os gastos do governo e reduziu as receitas, Pereira diz que é possível atender a essa demanda do funcionalismo.

Ele também considera injusto que os salários de trabalhadores da iniciativa privada sejam cortados.

O governo anunciou no início do mês medida provisória (MP) que autoriza as empresas a reduzirem, proporcionalmente, a jornada de trabalho e os salários dos empregados.

“O Paulo Guedes está jogando todo o ônus da crise nas costas dos trabalhadores, sejam da iniciativa privada ou do serviço público”, conclui.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.