Antes da quarentena, a Amcham tinha programado, em 2020, mais de 2 mil eventos presenciais com executivos e empresários das mais importantes empresas do país, com um total de público estimado em 90 mil pessoas. “Em um mês, com a grande corrida por lives, já mobilizamos metade desse número total de pessoas”, contextualiza Vieitas, que observa uma grande corrida por digitalização dos executivos. “O empresariado brasileiro vai ser forte e mais tecnológico quando se fala em gestão de negócios”.
Tinder corporativo
Além dos encontros digitais de benchmarking, a Amcham vem liderando um movimento de troca empresarial via aplicativo de networking personalizado. No auge da crise, a entidade lançou novas funcionalidade em seu App, com quatro comunidades abertas abordando temas de troca empresarial mais procurados, facilitando a troca de práticas ágeis e inovadoras frente à crise.
Além das comunidades abertas de discussão entre empresários, o aplicativo também sugere, semanalmente, 5 contatos estratégicos personalizados com os interesses de cada empresário, tendo como base o perfil e áreas de interesse comercial do gestor no momento. Se o executivo tem interesse em uma aproximação comercial ou relacionamento com algum tipo de empresa, o APP Amcham sugere cinco ‘matchs virtuais’ semanais, seguindo a mesma linha de funcionamento que o Tinder (aplicativo famoso mundialmente por cruzar perfis de usuários para encontros românticos). “É um matchmaking virtual e estratégico, construindo interações comerciais, institucionais ou de troca de gestão entre pares ou possíveis parceiros”, explica Deborah.
De acordo com ela, a crise alterou profundamente a forma de trabalhar, fazer negócios e até de fazer networking. “A boa notícia é que estamos mais objetivos, digitais e ágeis na construção de relacionamento comercial e empresarial. O empresário brasileiro sairá desta crise tendo feito sua transformação digital avançar muito mais do que o previsto e, tornando seus negócios cada vez mais digitais e ágeis”, explica a CEO da Amcham Brasil.