Veja onde aprender yoga on-line e de graça

Com isolamento, pesquisas sobre yoga on-line crescem até 4.500%. Confira onde aprender e o que é preciso saber antes de começar

 

 

Com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, inúmeras pessoas recorrem a atividades que promovam bem-estar para lidar com a crise, que traz impactos diretos à saúde mental. Ao menos para grande parte da população, a yoga está no topo delas. Diversos brasileiros pouco acostumados a asanas e mantras passaram a incorporá-los à rotina, com ajuda de “gurus” virtuais e aplicativos que ensinam a modalidade.

A tendência é cercada de benefícios, porém, exige atenção, sobretudo de quem se dispôs a começar do zero.

“Como praticante e instrutora de vinyasa, eu mantenho, nas aulas on-line, repetições de sequências básicas, buscando mais a consciência da postura do que o final. Yoga é o caminho, não um fim. Me incomoda demais ver pessoas que nunca praticaram começarem com invertidas ou posturas mais desafiadoras por conta das fotos bonitas”, afirma Luiza Barufi, instrutora de yoga barre em Brasília.

Minha dica a quem vai começar pela internet e nunca fez seria a de optar por um profissional experiente. Tem muita gente boa dando aulas na web. E respeite o corpo. Dia a dia, pouco a pouco. Não importa quão forte você seja na musculação, ou em outros treinos, se é a primeira vez na yoga, se respeite e se desafie dentro de limites seguros

LUIZA BARUFI

Alertas

Professora de yoga há uma década, Andrea Hughes acredita que este pode ser um momento importante de consolidação da prática no Brasil. Ela, no entanto, faz coro ao alerta de Luiza e salienta que é preciso tomar certos cuidados. “Cada postura tem sua indicação e contra-indicação”, afirma.

 

Saber o próprio limite é fundamental para evitar lesões e dores indesejadas. “Não há como determinar se a dor muscular após a prática veio porque alguma postura foi feita de maneira errada se a pessoa não domina o próprio corpo”, diz.

Aulas guiadas

No início, então, o recomendado é escolher aulas guiadas. Cabe ao instrutor dar essa orientação aos alunos. As invertidas, por exemplo, não podem ser feitas por quem tem problemas cardíacos ou mulheres que estejam menstruadas, “para não inverter o fluxo menstrual”, explica. “Grávidas também não deveriam fazer, pois pode ocasionar descolamento de placenta”, comenta Andrea Hughes.

Namastê

Se empolgou e quer praticar? Conheça alguns professores e apps com aulas virtuais.

Carlo Guaragna

Sucesso na internet, o porto-alegrense Carlo Guaragna dá aulas on-line há anos e ministra atividades factíveis por todos os públicos. Didático, o professor “galã” defende que a yoga deve ser acessível a qualquer pessoa. Ultimamente, tem ministrado lives diárias e em diferentes horários no Instagram. Há, ainda, videos no IGTV para quem não consegue acompanhar ao vivo.

BTFit

Antes pago, o aplicativo está com acesso gratuito por conta da crise de Covid-19, como uma forma de incentivar o público a malhar de casa. Entre as modalidades disponíveis estão aulas de yoga a partir do nível básico.

Pri Leite

De fala mansa, é uma das profissionais mais lembradas do país, com mais de uma década de experiência. É qualificada pela Aliança de Yoga Internacional e tem diversos cursos nos Estados Unidos e Índia. Durante a quarentena, Pri tem dado aulas para iniciantes por meio de uma série de vídeos no YouTube. Elas são divididas por temas, como esta que estimula a imunidade.

Beth Pedote

Professora de famosos como Isis Valverde, Beth Pedote também se adaptou à nova rotina e tem feito lives no Instagram.

Confira a programação:

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.