Contagem regressiva para reabertura do comércio no DF

Comércio de Brasília continua fechado por causa da pandemia do novo coronavírus

O primeiro decreto de Ibaneis determinando o fechamento de escolas, shoppings, comércio varejista em geral, feiras e parques aconteceu no dia 19 de março

 

 

A reabertura do comércio do Distrito Federal está prevista para começar no início de maio, caso não haja aumento do número de casos de coronavírus que obrigue a prorrogação do decreto que suspendeu as atividades comerciais. Mas a retomadas deverá acontecer de forma gradual, “paulatinamente”, segundo informações de membros do comitê criado para cuidar do enfrentamento ao coronavírus no DF.

Os vários segmentos dos comércios não serão liberados para funcionar todos ao mesmo tempo. O GDF discutiu nesta quinta-feira (16) com empresários os riscos de uma possível aceleração da curva de crescimento da Covid-19 caso não sejam tomadas as medidas de segurança necessárias na reabertura do comércio. O Executivo estuda adiar o prazo para bares e restaurantes, por ser uma atividade mais complexa e que envolve mais cuidados com a higiene e com a saúde.

A conversa dos empresários como o governador Ibaneis Rocha, para tratar da reabertura do comércio, aconteceu na manhã de hoje, por vídeo chamada online. O primeiro decreto de Ibaneis determinando o fechamento de escolas, shoppings, comércio varejista em geral, feiras e parques aconteceu no dia 19 de março. A capital do País foi a primeira unidade da federação a implantar o isolamento social como forma de evitar a contaminação pelo coronavírus.

Durante a conversa, o GDF informou que se o número de infectados pelo COVID-19 não se alastrar muito nos próximos dias e as condições sanitárias não piorarem, abrirá o comércio no dia 3 de maio, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, tais como: uso de máscara pelos funcionários e álcool em gel, distanciamento entre os consumidores, entre outros pontos.

O presidente da Federação do Comércio, Francisco Maia avalia como positiva a medida de abrir o comércio com restrições e seguindo uma cautela necessária. Pensando em ajudar na operação, a Fecomércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sebrae-DF, estão ouvindo empresários e sindicatos para elaborar um documento que será entregue ao governador na próxima segunda-feira (20), no Palácio do Buriti.

“Estamos buscando reunir informações que possam ser úteis durante o processo de reabertura do comércio. Queremos ajudar os empresários e a população da cidade”, explica. ‘No setor de beleza, por exemplo, o sindicato do segmento já sugeriu que os atendimentos fossem realizados apenas com agendamento, para evitar aglomerações nos espaços. Acredito que seja melhor ter esse retorno mais cauteloso e orientado, do que o comércio continuar fechado, gerando prejuízos e aumentando o número de desempregados na cidade, que já é alto”, destaca o presidente da Fecomércio-DF.

Francisco Maia disse, ainda, que durante a conversa, o governador destacou que terá uma fiscalização rígida, para que os empresários tenham consciência sobre as normas de saúde a serem seguidas. “Se não seguir as regras, o comércio será fechado. Por isso, estamos trabalhando no sentido de orientar os empreendedores. Vamos ainda lançar uma campanha publicitária para informar e dar uma maior segurança para o trabalho do comércio”. Em relação aos bares e restaurantes, Francisco Maia diz que é um assunto complicado. “O governo disse que está pensando em um tipo de ajuda financeira para a área, uma das que mais está sofrendo com as restrições de funcionamento”, conclui.

Até o momento o DF já registrou 716 casos de contaminação por Covid-19. Destas 370 pessoas se recuperaram e 20 morreram. 529 dos infectados tiveram infecções leves, 36 infecções moderadas e 17 desenvolveram infecções graves. Existem até o momento 114 casos em investigação.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.