Sinais dos tempos? Com terremotos e vulcões entrando em atividade ao redor do mundo

Terremotos e atividades vulcânicas estão sendo percebidos por cientistas com mais frequência ao redor do planeta.

 

Enquanto parte do mundo se fecha devido à pandemia de coronavírus, terremotos e atividades vulcânicas estão sendo percebidos por cientistas com mais frequência ao redor do planeta.

Segundo John Cassidy, sismólogo do Ministério dos Recursos Naturais do Canadá e da University of Victoria, com a redução do ruído do ambiente, aparelhos de medição estão detectando pequenos terremotos e vulcões ativos.

“Terremotos muito pequenos podem dizer algo sobre futuras erupções vulcânicas, pois o magma está se movendo profundamente na terra”, disse Cassidy ao site Global News.

No mês passado, um terremoto de magnitude 6,5 atingiu o estado de Idaho, oeste dos Estados Unidos, hoje, sem deixar vítimas ou grandes danos materiais. Houve 238 pequenos terremotos em Idaho na última semana, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

Duas semanas antes de Idaho sentir tremores, um terremoto de magnitude 5,7 sacudiu Salt Lake City, no estado americano de Utah. Este foi o tremor mais forte na região desde 1992. Desde então, houve 886 terremotos e tremores secundários na área de Salt Lake.

De acordo com a Estação Sismográfica da Universidade de Utah, um total de 980 tremores foram mapeados em Idaho, Utah e Wyoming desde 18 de março.

Um artigo na revista científica Discover explica que a epidemia de terremotos é causada pelo “alongamento” do continente, um processo descrito em alemão como “horst and graben”.

“À medida que a América do Norte continua se estendendo pela Bacia e pela Faixa, essas falhas podem gerar terremotos enquanto os vales continuam a baixar”, explicou o artigo. “Ambos os terremotos que ocorreram recentemente em Nevada e Utah ocorreram em uma das falhas normais que delimitavam um vale”.

Na sexta-feira (10), um terremoto de magnitude 3,6 atingiu a região de Arava, no sul de Israel. O tremor ocorreu pouco dias depois de um terremoto de magnitude 4,3 ser sentido a cerca de 100 quilômetros ao sul de Eilat, com o epicentro no Mar Vermelho.

Vulcões pelo mundo

Não é apenas a região central dos EUA que está experimentando um despertar sísmico. Desde 21 de janeiro, a península de Reykjanes, na Islândia, sofreu mais de 8.000 terremotos e cerca de 10 centímetros de elevação de terra devido a intrusões de magma no subsolo.

Os geólogos acreditam que os sistemas vulcânicos da região se tornam ativos uma vez a cada mil anos. A última vez que esta região experimentou atividade vulcânica foi há 800 anos. A partir do século 10, o período vulcânico volátil durou 300 anos.

A região fica a cerca de 48 quilômetros a sudoeste de Reykjavik, capital da Islândia, mas a apenas 15 quilômetros do aeroporto internacional do país. Uma grande erupção poderia interromper as viagens para toda a Islândia e colocar em risco a cidade vizinha de Grindavik e a Lagoa Azul, um popular destino turístico. Há também uma usina geotérmica nas proximidades, que pode ser ameaçada pela atividade vulcânica.

No início da madrugada de sábado (11), o vulcão Anak Krakatau (também conhecido como Anak Krakatoa), na Indonésia, entrou em erupção após uma violenta explosão. A coluna de fumaça e cinzas subiu até 500 metros.

A explosão, que foi ouvida na capital, Jacarta, a 150 km do vulcão, foi a mais violenta e a mais longa desde dezembro de 2018, quando desencadeou um tsunami que matou 281 pessoas e deixou mais de mil feridos no país.

Com Guiame via Breaking Israel News

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.