Observatório registra segunda queda de meteoro com magnitude elevada em menos de dois dias no RS

Fênomeno já tinha ocorrido na noite de domingo (29). Fireball entrou na atmosfera a 88,3 km de altitude e se extinguiu sobre o território gaúcho.

 

Observatório registra segunda queda de meteoro com magnitude elevada em menos de dois dias

https://globoplay.globo.com/v/8447833/

Um observatório em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou mais uma queda de meteoro, de magnitude elevada, no Rio Grande do Sul, na noite de terça-feira (31). O fênomeno já tinha ocorrido na noite de domingo (29).

“Desde a implantação do sistema de monitoramento de meteoros em Taquara, em 2016, nunca tinham sido registrados dois meteoros com esta magnitude em menos de dois dias. Este ano, em três meses, já foram registrados quatro meteoros com elevada magnitude configurando uma situação atípica”, afirma o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Heller&Jung.

Segundo o especialista, o meteoro entrou na atmosfera a 88,3 km de altitude e se extinguiu sobre o território gaúcho, ao oeste, a uma altitude de 52,3 km. O registro foi feito por duas câmeras, às 19h56.

O professor informou que recebeu relatos de pessoas que viram o meteoro em tempo real. Isso aconteceu, por exemplo, com uma moradora de Boa Vista do Cadeado.

“É possível que os moradores vejam os meteoros sem nenhum tipo de equipamento se a pessoa naquele momento estiver olhando naquela posição”, conta Jung.

Duas câmeras registraram o fenômeno — Foto: Carlos Fernando Jung/arquivo pessoal

Duas câmeras registraram o fenômeno — Foto: Carlos Fernando Jung/arquivo pessoal

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.