O presidente da Fecomércio prevê que “A economia vai entrar em colapso”! Como PODE!?

Em entrevista ao CB.Poder, Francisco Maia afirmou que o momento mais crítico da crise provocada pelo novo coronavírus em Brasília será durante a retomada de todas as atividades comerciais, quando mais de 20 mil pessoas poderão perder o emprego

 

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus tem afetado diversos setores da economia com fechamento de empresas, demissões e diminuição do faturamento. Em entrevista ao programa CB.Poder  —, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia, afirma que o pior cenário será quando as atividades comerciais voltarem a funcionar.
“Esse momento vai ser crítico, porque é o momento que a economia vai entrar em colapso. O comércio não tem fôlego de suportar por mais 30 dias”, pontua Francisco. De acordo com ele, mais de 20 mil empregados poderão ser demitidos durante a reabertura do comércio. No setor de bares, restaurantes e hotelaria 4 mil pessoas já foram dispensadas do trabalho. Para o presidente da Fecomércio, esse é o segmento que mais sofre com a crise.
O governador de Brasília foi pioneiro nas medidas (de contenção da Covid-19) e isso teve um impacto muito grande no comércio. Surgiu, inicialmente, a oferta do Banco de Brasília (BRB) disponibilizando R$ 1 bilhão de reais para atender as pessoas que precisam. Hoje, o banco já atendeu mais de 500 empresas, e cerca de R$ 400 milhões foram aplicados para atender questões emergenciais.

Mas isso não impediu as demissões e fechamento de lojas, correto?
Sim. O setor mais prejudicado foi o de eventos, atingido pela primeira decisão do governador. Brasília estava recebendo muitos eventos importantes, que além de trazer pessoas de fora, estava ocupando a hotelaria, bares e restaurantes. Brasília é uma cidade que não tem turismo de entretenimento, tem turismo de negócio. São aquelas pessoas que vêm todos os dias à cidade para fazer algum contato com o governo. Então, essa foi a primeira facada. Não tem mais eventos, logo, imediatamente, esse setor entrou em colapso. Os restaurantes, atualmente, são os mais prejudicados porque eles têm a necessidade de vender hoje para se ter recurso para trabalhar amanhã. Então, realmente, é um setor que mais está sofrendo, a gente tem informação de pelo menos 15% desses estabelecimentos não vão abrir as portas mais.
Esses 15% em números absolutos representam quanto?
Há em torno de 150 restaurantes que não vão mais abrir as portas. Aqueles de grande porte têm capital de giro e facilidade para aprovar cadastros nos bancos. Então, esses vão conseguir sair de alguma forma. Evidentemente, não terá mais aquela estrutura, como por exemplo, loja de shopping. A gente está prevendo que, no momento da reabertura dos shoppings, haverá um número muito grande de pessoas desempregadas.
 
A reabertura de parte do comércio, como de móveis 
e eletroeletrônicos era necessária? Mesmo no momento em que os cientistas e médicos dizem que o isolamento ainda é muito importante?
O problema do afrouxamento é mais na consciência das pessoas. Se essas pessoas seguissem a risca as recomendações, não teria nenhum problema na reabertura de alguns setores. O caso das lojas de móveis e de eletrônicos, foi uma demanda da Federação das Indústrias.
 
Como equacionar a reabertura do comércio e a queda do movimento?
Não é porque vai abrir o comércio que o movimento vai normalizar. Esse é um momento em que a economia vai entrar em colapso. O setor de flores, por exemplo, pediu a reabertura e não tem cliente. Porque as pessoas estão com medo de sair para comprar. É algo que precisa ser analisado também.
 
Existe um número fechado de demissões que já o correram até agora, e qual a estimativa até o fim da pandemia?
Temos um número oficial do setor de restaurante, bares e hotelaria de 4 mil pessoas demitidas. Mas a gente tem certeza, até pelas pesquisas, que o maior grupo de demissões realmente vai acontecer no momento de reabertura das lojas. O comércio não tem fôlego para suportar por mais 30 dias. Neste momento, a gente tem certeza que mais de 20 mil empregados deverão ser demitidos.
O Ministério da Economia divulgou um levantamento mostrando que mais de um milhão de trabalhadores já tiveram os contratos de trabalho suspensos e a jornada e os salários reduzidos. Aqui no Distrito Federal isso já está acontecendo?
Já está acontecendo, principalmente no setor de hotelaria, bares e restaurantes.
Muitos movimentos pedem a reabertura imediata do comércio, temos vistos várias manifestações nesse sentido. Qual a opinião do senhor?
É um direito democrático de cada um, mas não vai resolver o problema. Tem um decreto do governador e esse decreto tem que ser cumprido. É constitucional. E, também, não adianta abrir as portas do comércio, se não tiver cliente.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.