Itapoã: Ibaneis assina regularização e beneficia 50 mil famílias

Com o decreto publicado, famílias ficarão próximas de retirar as escrituras dos seus imóveis

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou decreto, nesta terça-feira (07/04), que determina que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) dê início ao processo de regularização do Itapoã.

Com isso, mais de 50 mil famílias estão a um passo de receber suas escrituras.

O GDF pede, agora, que a Codhab convoque condomínios particulares instalados no perímetro urbano da cidade para informarem sobre a infraestrutura básica já implementada pelos residentes e a forma de alienação dos lotes. Ou seja, se os terrenos encontram-se edificados ou não.

“O Itapoã foi criado totalmente irregular, uma invasão e se tornou uma cidade do Distrito Federal, reconhecidamente uma região administrativa. Isso ocorreu nos idos de 1998/99 e ninguém tinha tratado da regularização. Estou assinando o decreto de regularização que vai permitir a todas as famílias daquela região terem os seus terrenos e suas escrituras”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

Atualmente, estima-se que apenas 10% dos processos de legalização de ocupações de terra tenham sido concluídos ao longo dos últimos 10 anos.

Veja o que diz Ibaneis sobre a regularização do Itapoã:

 

Crédito do vídeo: Agência Brasília

Pdot

No ano passado, em 2009, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) havia estabelecido condições para o governo resolver o entrave em 300 áreas. Mas até junho de 2019, somente 30 deixaram definitivamente a ilegalidade.

Segundo dados obtidos pela reportagem, 153 mil pessoas vivem em Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris). Outras 83 mil moram em Áreas de Regularização de Interesse Específico (Arines).

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.