05 podcasts sobre crimes para você treinar seu lado detetive

0

Seu tempo gasto no transporte nunca mais será o mesmo!

A tecnologia existe para melhorar nossa vida de diversas formas. O tempo que é gasto enquanto se está no ônibus, trem, metrô ou mesmo no carro, seja a caminho do trabalho, do mercado ou de qualquer outro lugar, pode ser utilizado para se descontrair, divertir e aprender.

Uma tendência que chegou com tudo no Brasil é a dos podcasts, similares a programas de rádio, mas que podem ser baixados e ouvidos a qualquer momento, sem que seja necessário sintonizar em uma determinada estação para conseguir consumir este tipo de conteúdo.

Antigamente chamado de “audioblogging”, as origens do formato datam da década de 1980, por meio dos RCS (Radio Computing Services), que ofereciam músicas e softwares voltados à conversa para estações de rádio em formatos digitais.

No formato que conhecemos agora, o primeiro sistema de que se tem notícia foi lançado pela i2Go, em setembro de 2000. De lá para cá, os podcasts cresceram muito em popularidade: o Spotify afirma ter mais de 250 milhões de espectadores em mais de 75 países.

De alguns anos para cá, o poder dos podcasts tem aumentado ainda mais, com programas de diversos assuntos. Se você é um amante de investigação policial, saiba que há excelentes opções brasileiras e estrangeiras que tratam de crimes e podem te ajudar a desenvolver suas habilidades de detetive.

Confira nossa lista e atualize suas assinaturas de podcasts!

 

Podcasts sobre crimes que você não pode deixar de ouvir

Com tantas opções, você provavelmente encontrará exatamente aquilo que deseja ouvir. Quer coisa melhor?

1 – Assassinos em Série

Você já chegou a pensar o que passa pela mente de um serial killer? O que será que os leva a cometer tais atrocidades? Existe algum padrão de pensamento ou de comportamento que se observa entre eles?

Essas são algumas das perguntas que podem ser respondidas por meio do podcast “Assassinos em Série”, original do Spotify. Criado por Max Cutler, a produção é da Parcast Network, com Max & Ron Cutler como produtores.

O programa traz uma análise entretida e profunda da mente, dos procedimentos e as loucuras de alguns dos assassinos em série mais conhecidos do mundo, de modo que seja possível compreender melhor seus perfis psicológicos.

As histórias passam por intensas pesquisas, de modo que o conteúdo seja realmente fidedigno, o que certamente agrega valor à produção. Algumas delas são “A Monstra de Reading”, “Joel, o Estripador”, “O Assassino do Campus” e “O Assassino da Luxúria”.

Já são mais de 20 episódios no ar e as atualizações são semanais. Para ouvir, basta acessar este link. Quem não tem uma conta Premium no Spotify também pode escutar o podcast, embora sejam reproduzidos alguns anúncios durante o programa.

2 – Cena do Crime

Apresentado por Isabelle Reis, o “Cena do Crime” é, de acordo com a criadora, o primeiro podcast brasileiro apenas sobre crimes reais, embora traga acontecimentos não apenas do Brasil como também de todo o mundo.

Com mais de 15 episódios já no ar, Maníaco do Parque, Suzane von Richthofen, Mary Bell, o Massacre de Realengo e os Irmãos Necrófilos de Nova Friburgo são alguns dos casos já abordados. Em alguns episódios, a apresentadora conta com a participação de especialistas e convidados.

O podcast pode ser ouvido pelo Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Megafono e Listen Notes, entre outros agregadores.

3 – Modus Operandi

Carol Moreira, Bel Rodrigues e Mabê são as criadoras do “Modus Operandi”, podcast de crimes reais que aborda acontecimentos de todo o mundo.

Com uma ótima fundamentação dos assuntos tratados, as criadoras tiveram o cuidado de criar uma thread no Twitter onde indicam quais são as obras citadas em cada episódio dos podcasts, o que é ótimo para quem gosta de ir atrás das informações ou mesmo de saber mais informações sobre os casos.

Ted Bundy, Andrew Cunanan, Charles Manson e Jeffrey Dahmer são alguns dos casos que já foram abordados pelo Modus Operandi, que pode ser acompanhado no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Castbox e em outros agregadores.

4 – Small Town Murder

Se você busca uma opção diferente das que foram apresentadas até agora, o “Small Town Murder” é ideal. Apresentado por James Pietragallo e Jimmie Whisman, dois humoristas, são relatados os crimes de uma pequena cidade, com uma pitada bem interessante de comédia.

Este podcast é em inglês, o que também o torna uma boa pedida para melhorar o seu nível de domínio do idioma. Já são mais de 160 episódios no ar, com novos sendo lançados todas as quintas-feiras.

Entre tantas histórias, você encontra “A Murder For Greed in Eaton, Ohio”, A Nasty Pair of Murders in Ocean Grove, New Jersey”, “‘Serial Killer’ Doesn’t EVen Describe It in Northampton, Massachusetts” e “The Dismount Is The Problem… in Sheridan, Wyoming”.

Um destaque para este podcast é o fato de que os crimes aconteceram em pequenas cidades, como mostra o próprio nome do programa, o que traz uma pitada de proximidade diferente dos demais. O “Small Town Murder” está no Spotify, Apple Podcasts e Stitcher.

5 – Que Crime Foi Esse?

Para fechar a lista e voltando aos podcasts brasileiros, “Que Crime Foi Esse?” é um projeto que começou em 2020 e, portanto, está em seus primeiros passos, mas demonstra um belo potencial de crescimento.

Tratando apenas de casos brasileiros, Anna Lívia e Fernanda Rentz recontam grandes histórias criminais com uma pitada de humor, o que ajuda a quebrar um pouco da tensão que os envolve.

Maníaco do Parque, Caso von Richthofen, Vampiro de Niterói, Caso Daniella Perez e Sandra Gomide & Pimenta Neves estão entre os casos que foram abordados. O podcast está no Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Spreaker.

Desenvolva suas habilidades de investigação e criminalística!

Seja você um apaixonado por investigações ou até alguém que deseja seguir carreira na área, estar antenado em podcasts sobre crimes é uma ótima pedida para se familiarizar com o tema, além de ver como diferentes pessoas tratam de casos bastante conhecidos.

Não perca a oportunidade e renove sua lista de podcasts preferidos. Assim, você pode estar alguns passos mais próximo do sonho de se tornar um detetive particular ou simplesmente aumentar seu conhecimento sobre um tema que mexe tanto com a sociedade!

anuncio patrocinado
Anunciando...