Deputado pede suspensão do prazo dos concursos durante calamidade

As proposições visam a resguardar os direitos dos concursados. “Este é um momento em que todas as atenções estão voltadas para a preservação da vida”, disse

 

 

Nesta quarta-feira (25) o deputado distrital Claudio Abrantes protocolou, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), uma indicação e um projeto de lei que afeta concurseiros do Distrito Federal.

A indicação pede ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a suspensão do prazo de validade dos concursos públicos em vigor no DF, até que o País saia do estado de calamidade pública decretada pelo Congresso Nacional, em função da pandemia causada pelo coronavírus.

O projeto de lei, por sua vez, autoriza o governador do Distrito Federal a suspender o prazo de validade dos concursos públicos em vigência durante o mesmo período. A ideia é lançar mão deste recurso caso a medida anterior traga algum prejuízo aos concursos.

Ambas as proposições visam a resguardar os direitos dos concursados. “Este é um momento em que todas as atenções estão voltadas para a preservação da vida, por meio da prevenção ao contágio. Dessa forma, todas as fases, como os testes e avaliações que fazem parte do processo natural dos concursos, estão paralisadas”, explicou o líder do governo na Câmara. “E, à medida que o tempo passa, o prazo desses candidatos se esvai, sem que eles possam avançar em seus certames. À exceção da saúde, assistência social e segurança, todas as áreas estão paradas”, completou.

Outro aspecto de suma importância contemplado, tanto pela indicação quanto pelo projeto de lei, é a economia para os cofres públicos, evitando gastos, o que traz impactos para o contribuinte. “Se temos candidatos aprovados, aguardando apenas o cumprimento de determinadas fases, não há motivo para que o prazo desses concursos chegue ao fim, em função da calamidade, e tenhamos de realizar fazer tudo de novo, com todos os gastos novamente”, definiu Claudio Abrantes.

Por fim, o parlamentar destaca que a realização de novos concursos, a partir do zero, pode atrasar a contratação de servidores. “Queremos ainda evitar que a recomposição dos quadros, que já vem ocorrendo, não fique comprometida”, concluiu. As duas proposições passarão pelo Plenário da Casa.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.