Veja como ter uma alimentação segura e adequada na quarentena

Segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados nesta fase

 

Os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados durante a quarentena. Para a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, de São Paulo, além da higienização correta dos alimentos, algumas a escolha do que comer ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

“Não é hora disso”: os riscos de fazer dieta em tempos de coronavírus

“Cuidar da alimentação nesse momento é essencial para garantir a saúde, em especial dos idosos, que já possuem o sistema imunológico mais debilitado pela idade e precisam reforçar as barreiras de proteção do organismo”, explica a médica. Veja o que fazer.

 Higienização: “É preciso ter cautela com o que levamos para casa, por isso desinfetar as embalagens quando chegar do mercado com álcool 70% ou água e sabão ou descarta-las em lixos lacrados”.

• Descontaminação de vegetais: “Lave os vegetais com uma escovinha em água morna para retirar a sujeira visível a olho nu. Deixe com a casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de bicarbonato de sódio ou de água sanitária, durante 15 minutos e lavar abundante”.

• Reduzir o consumo de bebida alcoólica que pode debilitar o organismo e atrapalhar a imunidade;

• Controlar o sal e o açúcar de adição;

• Não estocar alimentos. “Além de não ter necessidade, quando há muita comida estocada é sinal de não ter comida fresca”.

• Aproveitar mais de todos os alimentos para não ter desperdício. “Cascas de legumes como beterraba, mandioquinha, batata podem ser assadas no forno e virarem saborosos chips”.

• Aproveite os chás. “O consumo de bebidas quentes ajuda na expectoração dos fluídos, diminuindo assim a contaminação das vias aéreas além de ajudar no combate a gripes e resfriados em geral”.

• Reforçar a vitamina C, em frutas como acerola, laranja, goiaba, caju, acerola, limão. “Esses alimentos são capazes de turbinar o sistema imunológico”.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.