Educação em casa: mães dão dicas para organizar rotina de estudos

Neste momento em que as aulas foram suspensas por causa do coronavírus, família adeptas ao homeschooling dão dicas para ajudar outros pais

 

Com a suspensão das aulas, muitos pais se viram em casa com os filhos e uma série de atividades online enviadas pelas escolas. Mas como organizar a rotina e ajudar as crianças neste momento?

Ouvimos mães que adotaram a prática do chamado homeschooling, a educação domiciliar, para dar dicas e ajudar as famílias nesse momento de quarentena.
Para Ana Gabriela Maihach, psicopedagoga e mãe que adotou a educação em casa, o primeiro passo é “lembrar da criança que um dia você foi”. Ana sugere manter a conexão com os filhos e dar espaço para brincadeiras tradicionais como amarelinha, cinco marias ou pular corda.

Quando se trata de crianças pequenas, na visão de Ana, é melhor intercalar atividades e brincadeiras. “Elas não vão ficar 4 horas atentas a um conteúdo é preciso saber equilibrar, dê uma atividade de pintura e depois deixe brincar livremente.”

Para os maiores, a dica é observar o material que está disponível na internet. “Sugiro que os pais assistam antes as aulas, preparem atividades e depois acompanhem os filhos, tirem dúvidas e confiram se, de fato, aquele conteúdo foi assimilado”, orienta.

“Eu gosto muito da técnica Pomodoro, em que o estudante foca em um assunto por 25 minutos e depois tem 10 de descanso, uma forma de fixar melhor o conhecimento”, avalia.

Para Ana, apesar da gravidade do momento, esse é um tempo que os pais devem aproveitar para se conectar mais com os filhos. “Sempre temos boas lembranças da infância, que esse seja de boas recordações.”

*F. M, como tantas mães brasileiras, também está tentando transformar o limão em limonada e usa a criatividade para atravessar esse momento de quarentena mesmo sendo adepta ao homeschooling. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nós estamos sentindo a falta de convívio social, costumávamos sair todos os dias para encontros, atividades complementares e para praticar esportes”, conta.

Para driblar esse tempo de quarentena, a dica é investir no artesanato e atividades manuais, nos jogos de tabuleiro e colocar os filhos para colaborar na rotina de casa, claro, sem deixar as atividades da escola de lado.

“Agora é hora de manter a calma, ter uma rotina flexível, procurar atividades e jogos na internet, assim como permitir que as crianças e os adolescentes conversem com os amigos utilizando aplicativos para não perder os vínculos”, avalia.

Não existe receita de bolo, cada família vai se adaptar de acordo com o seu perfil, mas vale aproveitar o momento e estar perto dos filhos.

*Personagem preferiu não se identificar

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.