Vacinação contra gripe começa nesta segunda (23)

O primeiro grupo a receber as doses de vacinas, que serão disponibilizadas em 128 postos de vacinação, são os idosos

Em decorrência da pandemia de coronavírus que atingiu o Brasil, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu antecipar em 30 dias a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O primeiro grupo a receber as doses de vacinas, que serão disponibilizadas nos 128 postos de vacinação, são os idosos. 

Este ano, por causa do vírus a vacinação poderá ocorrer em forma de drive-thru, ou seja, em locais com estacionamentos maiores em que o idoso possa ir de carro, e receber a vacina no próprio automóvel. Além disso, para evitar aglomerações, nesta primeira semana, que é exclusiva para os idosos, a imunização será aplicada em ordem alfabética. Pessoas acamadas/institucionalizadas com mais de 60 anos de idade podem agendar o recebimento da vacina em domicílio, a partir de 23 de março, pelo telefone 160.

Veja todos os postos de saúde que disponibilizarão a vacina:

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática em doses prévias da vacina, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

Óbitos

No ano passado, ocorreram 22 óbitos por influenza, sendo 17 por influenza A (H1N1), 3 por influenza B e 2 por influenza A não subtipada. Desses, 16 apresentaram um ou mais fatores de risco para complicação. Além disso, quatro não fizeram uso de antiviral.

Cronograma

  • 23 de março a 22 de maio: pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.
  • 16 de abril a 22 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
  • 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Nesta primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos, distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27 deste mês, e cujo primeiro nome do registro civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc ) esteja disposto da seguinte forma:

  • 23/3 – Idosos de nome iniciado com as letras A, B, C, D e E;
  • 24/3 – Idosos de nome iniciado com as letras F, G, H, I e J;
  • 25/3 – Idosos de nome iniciado com as letras K, L, M, N e O;
  • 26/3 – Idosos de nome iniciado com as letras P, Q, R, S, e T;
  • 27/3 – Idosos de nome iniciado com as letras U, V, W, X, Y e Z.

Com informação da Agência Brasília

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.