Covid-19 muda a rotina do mercado de trabalho com o home office

Pandemia do novo coronavírus acelera adoção de modelo em que funcionários cumprem tarefas em casa, longe do ambiente profissional. Para especialistas, é um caminho sem volta, mas empresas precisam se preparar

 

 

Com o rápido crescimento da pandemia do novo coronavírus, a rotina profissional de funcionários e empresas foi alterada às pressas, em vários países do mundo, com o intuito de minimizar o contágio. No Brasil, o home office tem sido uma solução em diversas companhias. É o caso da Caixa Seguradora. Para proteger os colaboradores do vírus, ela colocou grande parte do quadro de funcionários para trabalhar em casa.

Na verdade, esse modelo de trabalho não é novo, e a necessidade de ficar em casa, provocada pela crise do coronavírus, acelerou o processo de adaptação. A Invillia, uma empresa de tecnologia, utiliza o trabalho remoto, desde que surgiu, em 2003, no interior de São Paulo. Antes do coronavírus, a proporção de colaboradores remotos era de 60%. Agora, passou para 100%.

O CEO e fundador da companhia, Renato Bolzan, falou com o Correio da casa dele em Portugal, de onde trabalha. “Vivemos um momento em que as empresas estão reagindo a uma situação extrema. Elas não vão implantar um modelo de trabalho remoto. Elas estão fazendo um plano de emergência para trabalhar em home office. Trabalho remoto e home office são duas coisas diferentes. Trabalhar em home office é ser contratado para um job — o que importa é o que eu entrego e eu não pertenço a nada. Posso fazer isso de onde estiver. Quando eu entrego o combinado, resolvi meu contrato. Já no trabalho remoto, há um sentimento de pertencimento a uma empresa”, explicou.

A empresa fundada por Bolzan utiliza uma plataforma que simula o ambiente físico da empresa, com representação visual dos departamentos e respectivos membros. Isso, segundo ele, contribui para que as pessoas tenham uma sensação de pertencimento.

O empresário acredita que as empresas precisam desenvolver uma série de coisas para tornar o trabalho remoto viável e seguro. “A empresa está preparada para que o funcionário acesse suas informações de forma segura? Pode ocorrer uma série de problemas, como vazamento de dados, situações que hoje são supercríticas. É preciso ter uma estrutura que mantenha as pessoas conectadas, com engajamento, cobrança, e um conjunto de ferramentas mínimas para que funcione”, diz.

Mudança

O CEO prevê que as empresas que não buscarem implementar soluções em trabalho remoto poderão enfrentar problemas futuros e que, após a crise atual, o modelo de trabalho será revisto de forma permanente. “Sem dúvida nenhuma, é uma tendência fortíssima, e as empresas que não a adotarem terão problemas. Se tem algo de bom trazido por essa crise é a aceleração dessa tendência. Muitas coisas não vão voltar ao que eram antes”, acredita.

Bolzan diz ainda que o modelo traz benefícios para o meio ambiente. “Eu estava lendo esses dias sobre os canais de Veneza, onde a água nunca esteve tão limpa. Em vários lugares, a qualidade do ar era terrível e está limpa há dias.”.

Dario Neto, Diretor-Geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), explica que a adaptação às ferramentas pode ser uma dificuldade para as empresas que pretendem adotar o trabalho remoto. “O ponto chave está nos paradigmas de gestão e liderança que, nessa hora, geram inúmeras travas. É muito difícil esse modelo de trabalho funcionar com produtividade e bom desempenho quando não há confiança como ingrediente essencial na cultura. Confiança com autonomia e transparência são ingredientes básicos que fazem o home office funcionar bem. A maioria das organizações não está pronta na filosofia que sustenta o trabalho remoto”, afirma.

Dario Neto explica, ainda, que a disciplina é fundamental para esse modelo de trabalho. “Um bom set de ferramentas que organize um escritório virtual da empresa e um conjunto de rituais favorecem muito a disciplina individual. Existe também um medo enorme ancorado em falta de confiança de que as pessoas não vão trabalhar, ou trabalharão menos. Líderes conscientes confiam e delegam autonomia com clareza das responsabilidades e do que se espera. Nem sempre volume de horas trabalhadas querem dizer melhor performance ou resultado.”

O advogado criminalista Murilo Marcelino de Oliveira, 23 anos, está trabalhando em home office pela primeira vez na vida desde quarta-feira. O escritório ainda não deu um prazo para o retorno dos serviços presenciais. Segundo o advogado, apesar de ser necessário nesse momento, por conta do coronavírus, o estilo de trabalho é cheio de desafios e obstáculos, como a falta de disciplina e foco.

“Para quem não está acostumado, como eu, trabalhar de casa é realmente muito difícil, principalmente por questões de concentração e disciplina. O ambiente doméstico é perfeito para você se distrair com outras tarefas e acabar misturando as coisas. Aí, o trabalho não fica tão bom”, diz Murilo. Para manter o foco, ele modificou o escritório da casa para parecer com o local de trabalho. Ele também usa roupas sociais para criar uma sensação de ambiente profissional.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.