A picada de cobra pode ser muito perigosa, logo, alguns cuidados podem ser essenciais para salvar a vida do animal
A picada de cobra em cachorro pode ser muito perigosa e, em alguns casos, pode causar a morte do animal: depende muito da capacidade de reconhecer o tipo de cobra imediatamente, de agir rapidamente com as primeiras técnicas corretas.
No caso de uma picada de cobra em cachorro, a primeira coisa a fazer é entender se a cobra é venenosa ou não. Então, depois de entendermos com que tipo de mordida estamos lidando, podemos seguir em frente para identificar os sintomas da mordida da cobra no cão e aplicar a terapia mais adequada.
Todas as cobras são perigosas?
Primeiro de tudo, as cobras não são todas iguais. Não somos especialistas, mas, ao fazer algumas pesquisas, podemos dizer que as únicas venenosas são as víboras.
Existem dois tipos de cobra que podem morder nosso cão quando estamos ao ar livre:
- Cobra, são reconhecidas por serem muito longas, terem pupilas redondas, dentes pequenos e escamas vistosas na cabeça. Mas estas são geralmente animais diurnos. A picada de cobra não é venenosa, mas ainda pode ter sérias consequências para o cão.
- Víboras, com pequenas escamas na cabeça e pupilas alongadas, são menores que as cobras e são frequentemente encontradas à noite. As víboras são venenosas, portanto sua picada é potencialmente muito perigosa para os cães.
A víbora tem um corpo atarracado e seu comprimento varia entre 60 e 80 cm. A cauda, ao contrário de cobras, é curta e se estreita muito. O formato da cabeça é visivelmente triangular, com o nariz para cima.
Essas são as indicações básicas para reconhecer uma víbora, mas desafio alguém em um momento de pânico a sentir frio para começar a calcular o comprimento ou a apreciar a forma da cabeça.
Então, para evitar problemas, se encontrarmos alguma cobra, devemos nos afastar chamando nosso cão em um tom convidativo (tentando fingir calma). Uma cobra não tem interesse em nos atacar. Apenas vá embora e todos seguirão seu próprio caminho.
No caso de uma mordida, mantenha a calma e comporte-se da seguinte maneira:
- Primeiramente, mantenha o cão o mais imóvel possível para evitar espalhar o veneno. Se estivermos longe do carro e o cachorro não pesar 50 kg, leve-o nos braços.
- Limpe a ferida com água oxigenada, mas não tente de forma alguma intervir na lesão (o risco é infectar ainda mais a parte afetada).
- Não use torniquete (risco de necrose de membro).
- Corra ao veterinário imediatamente.
- Se possível, notifique o veterinário por telefone sobre sua chegada e suspeita de picada de cobra em cachorro. O cão terá que ser hospitalizado e monitorado por alguns dias. Dessa forma, será possível verificar se as vias aéreas permanecem sempre livres e intervir administrando fluidos e antibióticos para combater infecções bacterianas secundárias.
- Existe também a possibilidade de administrar um soro antiácido ou uma preparação capaz de prevenir e combater as doenças muitas vezes graves produzidas pelos venenos de várias cobras. O soro é geralmente usado se a terapia sintomática não tiver efeito, uma vez que o veneno causa choque anafilático na maioria dos casos.
Picada de cobra em cães: sintomas
Quando a víbora morde, ela injeta um veneno que pode causar uma reação mais ou menos violenta, dependendo da quantidade injetada. Às vezes, nenhum veneno é injetado, às vezes a quantidade é muito alta. O veneno da víbora causa necrose muscular e coagulopatia.
A maioria dos cães mordidos por uma cobra sofre sérias consequências. O veneno de víbora pode causar danos sérios. Nos casos mais leves, o inchaço será limitado à área da picada, com dor localizada.
Nos casos de gravidade média, há danos aos órgãos. Em casos graves, o sangue perde a capacidade de coagular, o cão sofre graves danos nos rins e fígado e doenças cardíacas. As células sanguíneas são destruídas, o que leva à anemia grave. Apesar dos tratamentos, nem todos os cães sobrevivem às picadas de víbora.
Se uma víbora ou uma cobra venenosa morde seu cão, você pode observar os seguintes sintomas:
- Sinal de dor aguda no cão
- Acúmulo de líquido na ferida (edema)
- Capilares quebrados ou danificados
- Pequeno sangramento
- Vômitos, diarreia e taquicardia
- Perda de sensação e aparecimento de paralisia
- O cão não tem apetite e permanece relaxado
Sinais de uma picada de cobra não-venenosa:
- Placa em forma de U
- O cachorro não está muito dolorido
- A picada é superficial
Agora que você já sabe identificar se houve picada de cobra em cachorro, é só ficar de olho e seguir as recomendações!