CaminhaDown 2020

Uma caminhada em busca de inclusão efetiva

 

No dia 22 de março, das 9h às 14h próximo ao estacionamento 10 do Parque da Cidade, acontece a 6ª Edição da CaminhaDown. Evento com o intuito de celebrar o dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado dia 21/03, afirmar os direitos de pessoas com deficiência intelectual e promover a coletividade.

“A CaminhaDown é realizada para toda sociedade, não apenas às pessoas com SD e seus familiares”, afirma a organizadora, Melina Sales, que propõe: “é importante que todos, pessoas com e sem deficiência, estejam juntos em busca de um mundo mais justo”. A caminhada já contou com a participação de 700 pessoas, número que vem crescendo a cada edição.

 

Inspirada no tema do dia internacional da Síndrome de Down desse ano: “Eu decido!”, a 6ª CaminhaDown de Brasília traz como convidado o Chef paulistano Pedro Brandão, que tem Síndrome de Down, e estará presente reforçando o exemplo de autonomia e habilidade em ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.

 

Para animar a festa: a banda Baião de 2, formada por músicos profissionais e alunos da APAE, o bloco carnavalesco Vai Quem Fica, oficinas de pintura e de bambolê, aula de ritmos musicais, brinquedos infantis, bicicletas adaptadas e pintura de rosto.

Síndrome de Down, ou Trissomia do 21, é uma alteração no número de cromossomos causada por uma ocorrência genética. Cada célula possui 23 pares ou duplas de cromossomos em seu núcleo. Nas pessoas com SD o número 21 está alterado, acrescido de um, com isso, elas têm com 47 cromossomos.

A presença do cromossomo adicional ocorre meramente por acaso, não está no controle de ninguém e não se conhece qualquer fator comportamental ou ambiental que influencie esta probabilidade. A SD é uma das alterações genéticas mais comuns, ocorrendo em cerca de um em cada 1000 bebês nascidos em cada ano.

Pessoas com SD podem alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais e crescentes níveis de realização e autonomia. Sentem, amam, aprendem, se divertem e são capazes trabalhar e levar uma vida independente.

Pensado com carinho e a várias mãos, a edição brasiliense da CaminhaDown é organizada por famílias voluntárias e tem o apoio institucional da  Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, a Associação DF Down, o Instituto Ápice Down, a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, a APAE-DF e o Diário da Inclusão Social.

Serviço: 

CaminhaDown 2020
Local: Estacionamento 10 do Parque da Cidade
Dia e horário: Domingo, 22 de março de 2020, das 9h às 14h.
Contato: (61) 9.9145-618 (Melina)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.