‘Pet terapia’: quando os animais ajudam na recuperação dos humanos

TAA é eficaz para terapias e controle de estresse

Você sabia que pet também pode ser terapeuta? É cada vez mais comum os bichos colaborarem para a recuperação de pacientes dos mais variados casos clínicos. Chamada de Terapia Assistida por Animais (TAA) ou ‘pet terapia’, o tratamento se define quando um animal é co-terapeuta e auxilia o paciente a atingir os objetivos propostos para o tratamento médico.

“O animal é utilizado como apoio em diversas especialidades como na psicologia, fisioterapia, gerontologia, fonoaudiologia, ou atividades de controle do estresse em empresas, por exemplo”, detalha a psicóloga Lia Clerot.

Na avaliação de Clerot, a sensação de estar perto de um animalzinho transmite paz e esperança. “Sentimentos positivos auxiliam em qualquer recuperação. Um paciente feliz e em contato com um ser da natureza faz com que ele se sinta mais confiante para encarar o tratamento. Além disso, a presença dos animais atua no controle no estresse do paciente “, afirma a especialista.

Algumas instituições e ONGs trabalham levando esses animais até escolas, hospitais e centros de recuperações. Mas nem todo animal nasceu para ser ‘terapet’. É necessário que seja um bicho tranquilo, dócil e que goste de receber carinho de estranhos. Para o especialista em inteligência espiritual Fabrício Nogueira, a relação entre humanos e animais é de cumplicidade. “Os bichos são inocentes e transmitem amor. Eles servem de companhia e estão sempre por perto nos momentos bons e ruins. É muito importante ter esse contato”, reitera.

Estímulos ao cérebro

Bebês e animais têm tudo a ver. Os dois primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento cerebral. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a relação com os bichos faz com que os pequenos tentem várias vezes a realização da mesma atividade, aperfeiçoando as habilidades motoras.

Crianças com transtornos físicos e neurológicos como o autismo, por exemplo, também podem ser beneficiadas com a Terapia Assistida por Animais. “Se não atuam diretamente na melhora dos sintomas, funcionam como ferramenta para ajudar no tratamento, principalmente das crianças mais velhas”, explica Lia Clerot.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.