Novas obras no Jardim Botânico para comemorar os 35 anos

Os projetos têm foco na sustentabilidade e preveem reutilização de materiais, redução de resíduos e utilização de energia renovável

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) ganhará até o fim do ano três novos estabelecimentos: um restaurante, uma praça de alimentação e loja de souvenir. As construções atendem à demanda crescente na unidade que registrou aumento de 30% na visitação em 2019 em comparação ao ano anterior. Os projetos têm foco na sustentabilidade e preveem reutilização de materiais, redução de resíduos e utilização de energia renovável.

O pacote de obras será anunciado no domingo (8) durante a solenidade em comemoração aos 35 anos do JBB, que terá extensa programação durante o fim de semana. Estão previstas as feiras de Artesanato e Orquídeas, palestra sobre meio ambiente, oficinas, exposição, passeio de trenzinho e outras ações voltadas para educação ambiental. Veja aqui a programação completa.

De acordo com a diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri, as novas obras atendem a antigas reivindicações do público e trarão ainda mais opções de lazer. “Temos registrado um aumento significativo no número de visitantes e queremos atender cada vez melhor o nosso público. Os projetos estão alinhados à política do Jardim Botânico e todos os elementos compõem perfeitamente com o ambiente”, complementou.

O arquiteto do JBB, Lucas Henrique Gomes, responsável pelos projetos, explicou que todos os detalhes foram pensados de maneira a minimizar impactos ambientais e visuais. “Nossa ideia é que as construções se integrem ao ambiente, como se elas fizessem parte do jardim. A linguagem visual e arquitetônica de cada detalhe da obra devem se assemelhar ao ambiente e ao Cerrado”, explicou. A previsão é que o JBB faça licitação para selecionar empresas que ocuparão os espaços.

A loja de souvenir funcionará no Centro de Visitantes e a proposta da diretoria é que o estabelecimento comercialize produtos artesanais que tenham como foco a valorização do meio ambiente e do Cerrado. “Todos que vêm ao Jardim querem levar uma lembrança desse lugar maravilhoso, por isso pensamos nesse espaço”, completou Aline De Pieri.

O novo restaurante, localizado próximo a portaria privativa, terá mais de 233 m² e com capacidade para 100 pessoas na área interna. “Vamos utilizar concreto aparente nas paredes para que fiquem parecidas com as árvores do local e toda a parte de alvenaria será feita com taipa de pilão (técnica construtiva que consiste em comprimir a terra em formas de madeira) que imitarão os cupins de barro”, explicou Lucas Gomes.

Já a praça de alimentação, que está próxima ao anfiteatro, funcionará nas antigas estruturas dos postos comunitários da Polícia Militar do DF.  Essas edificações estavam em desuso e sofrendo com o vandalismo nas ruas. “Recebemos a doação de três equipamentos e a ideia inicial era dar uma destinação sustentável. Pensamos, então, em transformá-los em lanchonetes. Acreditamos que dessa maneira as pessoas passarão mais tempo por aqui, contemplando a natureza e aproveitando tudo o que o Jardim oferece além de atrair o público para outros espaços da nossa área de visitação”, complementou Aline De Pieri.

Tanto o restaurante quanto a praça de alimentação darão suporte para o complexo cultural que funcionará na Alameda dos Estados e Nações. Para o mesmo local, já existe um projeto para realização da segunda etapa das obras do anfiteatro. Os recursos das obras são provenientes de emendas parlamentares.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.