No DF, quase 20% da população está acima do peso

São quase 600 mil pessoas. No país, a taxa de obesidade passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018

 

Brasileiros estão cada vez mais acima do peso. No país, a taxa passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018. No Distrito Federal, estima-se que, de um universo de 3 milhões de pessoas, cerca de 570 mil estão obesas. São quase 20% da população.

Dados da vigilância alimentar e nutricional, provenientes dos usuários que tiveram o estado nutricional monitorado em 2019, no contexto da atenção primária, demonstram que, das crianças menores de 10 anos, 47,36% apresentaram excesso de peso, sendo que 14,09% foram diagnosticadas com obesidade.

O governo garante estar atento ao problema. E informa que a rede pública presta atendimento em três níveis diferentes. Nas unidades básicas de saúde, a porta de entrada dos pacientes ocorre o acolhimento e classificação do tipo de excesso de peso para definir como tratar o paciente.

Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) é um dos locais que recebe esses pacientes. Atualmente, 269 adultos estão sendo acompanhados. Eles recebem atendimentos individuais e em grupo durante dois anos. Depois desse tempo, são encaminhados de volta à atenção primária e, quando necessário, para a cirurgia bariátrica.

Outra iniciativa para o combate ao excesso de peso é o projeto Alimenta aí, Galerinha, uma ação intersetorial com a Secretaria de Educação, que objetiva a formação de servidores das duas secretarias sobre a necessidade e importância de prevenção ao sobrepeso e obesidade infantil, no ambiente escolar.

Em 2019, 40 servidores de 13 unidades escolares do Programa Saúde na Escola com educandos com idade entre seis e dez anos, e de 13 Unidades Básicas de Saúde trabalharam a temática da promoção da alimentação saudável e o lazer ativo como ferramentas para evitar o desvio nutricional.

A quarta-feira (04/03) marca o Dia Mundial da Obesidade. Este ano, o foco é a mudança global sobre histórias que envolvem a obesidade.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.