Coronavírus: servidores com sintomas são dispensados do trabalho

Ministério da Saúde encaminhou um e-mail para funcionários federais com a determinação. A União tem mais de 600 mil funcionários na ativa

 

Após o aumento de casos suspeitos e comprovados do novo coronavírus no Brasil, o governo federal editou regras de higiene no ambiente de trabalho para servidores. O Ministério da Saúde recomendou que os funcionários públicos que apresentem os sintomas da Covid-19 se afastem do expediente.

O Ministério da Saúde encaminhou um e-mail para servidores federais na manhã desta sexta-feira (06/03) com orientações sobre o diagnóstico do coronavírus e cuidados básicos. A União tem mais de 600 mil funcionários públicos na ativa.

O texto é enfático: funcionários doentes devem ficar em casa, evitar contato com pessoas que apresentem sintomas da doença e limpar objetos e superfícies tocados com frequência.

A mensagem também divulga o aplicativo Coronavírus-SUS, plataforma de monitoramento e divulgação de dados oficiais sobre a propagação do vírus e mapas de unidades de atendimento.

“O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus”, ressalta o texto.

A pasta aponta que os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, acompanhados de febre e tosse.

Veja medidas recomendadas aos servidores públicos:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete ao menos cinco vezes por dia;
  • Usar desinfetante para as mãos à base de álcool, como álcool gel;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

doença
O Brasil tem, até a última atualização, nove casos confirmados e 636 suspeitos de coronavírus aguardando resultados de exames para comprovar ou descartar a infecção. Mais de 70 países já registraram a presença do vírus.

Outras 378 pessoas tiveram os diagnósticos descartados e confirmados para outras doenças — a maior parte deles tinha influenza, um vírus que circula normalmente no inverno.

A mais recente confirmação ocorreu na Bahia. A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia confirmou, na manhã desta sexta-feira, o primeiro caso de coronavírus no estado. A mulher de 34 anos mora em Feira de Santana.

No DF, a moradora de Brasília de 52 anos que teve teste positivo para coronavírus está internada na enfermaria do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em uma área isolada. Médicos aguardam o exame de contraprova para fechar o diagnóstico.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.