Confira a lista de convocados na terceira chamada do Acesso Enem UnB

O registro acadêmico on-line poderá ser feito de quarta-feira (4) a sexta-feira (6). A convocação é para o preenchimento de vagas relativas ao primeiro semestre de 2020

 

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou nesta terça-feira (3) a convocação em terceira chamada para registro acadêmico referente ao processo seletivo Acesso Enem UnB 1º/2020, que leva em consideração as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Serão preenchidas vagas para os cursos de graduação presenciais para ingresso no primeiro semestre letivo de 2020.

Confira a lista completa de aprovados: Lista

Os convocados deverão fazer o registro acadêmico on-line de quarta-feira (4) a sexta-feira (6) no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos precisam fazer o upload dos documentos listados a seguir:
documentos de identidade, tais como: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteiras de trabalho; carteiras de identidade do trabalhador; carteira nacional de habilitação em papel (somente o modelo com foto);
certificado de conclusão do ensino médio, declaração de conclusão do ensino médio ou certidão de conclusão da educação de jovens e adultos (EJA), se for o caso, a qual somente tem validade se o aluno efetivamente tinha 18 anos de idade ou mais quando prestou o exame supletivo, conforme estabelecido na Lei nº 9.394/1996, art. 38, inciso II;
histórico escolar do ensino médio;
declaração de quitação com o serviço militar, quando for o caso, conforme modelo fornecido na Agenda do Calouro;
declaração de quitação com a Justiça Eleitoral, quando for o caso, conforme modelo fornecido na Agenda do Calouro;
Cadastro de Pessoa Física – CPF.
Problemas com a nova forma de ingresso na UnB
Em 2019, a Universidade de Brasília (UnB) divulgou que não iria mais adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os candidatos às vagas reservadas para o Enem. A Universidade apresentou um programa próprio de seleção, o Acesso Enem UnB. No entanto, alguns candidatos reclamam da demora e falta de clareza na realização e no cronograma das chamadas subsequentes deste novo processo seletivo, alguns se sentem lesados. Pais desses vestibulandos chegaram a entrar com ação no Ministério Público Federal (MPF) contra a UnB. O curso de medicina é o que causa mais preocupação.
Essa situação interfere também nas convocações em outras instituições públicas, como é o caso da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Percebendo essa situação, o terceiro colocado para o curso de medicina na ESCS, Endel Willik, 20 anos, junto ao cursinho pré-vestibular do Colégio Pódion, analisou os dados do Acesso Enem UnB e fez um relatório para mapear suas chances de aprovação, já que alguns estudantes já efetivados na ESCS estão aguardando serem chamados pela UnB para manifestarem desistência das vagas na ESCS. Das 2.112 vagas oferecidas pelo Acesso Enem UnB, aproximadamente 1.077 foram preenchidas na 1ª chamada do processo seletivo. Dessa forma, pouco mais de mil matrículas não foram efetivadas, deixando essas vagas ociosas.
Um dos casos mais emblemáticos é o do curso de medicina. Na 1ª chamada, das nove vagas de ampla concorrência, apenas um estudante era de Brasília, e ele já havia passado na UnB pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Os candidatos convocados são de outros estados e já foram chamados por institutos ou outras universidades públicas pelas quais optaram. Candidatos ao curso de medicina, residentes no Distrito Federal ou Entorno, não foram convocados na 2ª chamada, divulgada na última quinta-feira (27). De acordo com os dados do relatório, o primeiro estudante residente no DF só seria selecionado a partir da 3ª chamada.
Os vestibulandos querem que a convocação do Acesso Enem UnB seja feita por meio da confirmação de interesse dos candidatos às vagas, pois dessa forma não haveria problemas em relação ao número de vagas ociosas.
O que diz a UnB
Em nota, a Administração Superior da Universidade de Brasília (UnB) disse que não há qualquer problema ou anormalidade na divulgação dos aprovados pelo processo seletivo Acesso Enem UnB. “Essa data foi estabelecida considerando o feriado de carnaval e as condições necessárias para o registro acadêmico, antes do início das aulas”, esclarece a nota. O órgão ressalta que outras chamadas poderão ser realizadas depois do início do semestre letivo, conforme prevê o edital, mas que nenhum aluno será prejudicado. A Administração Superior recomenda que os candidatos fiquem atentos ao site do Cebraspe para acompanhar as atualizações do Acesso Enem UnB 1º/2020. A Universidade afirma que as chamadas continuarão ocorrendo levando em consideração os candidatos em melhor posição, caso as vagas não sejam preenchidas. Não há nenhuma confirmação de que haverá manifestação de interesse por vaga, no processo seletivo regido pelo edital deste ano.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.