quarta-feira, março 27, 2024
spot_img
Início Destaque Confira as 12 raças de cães mais calmos

Confira as 12 raças de cães mais calmos

O comportamento calmo é medido com base em vários fatores, como: propensão a latir, faixa de frequência de latidos e variação de latidos

 

Se você está pensando em adotar um cachorro, e quer uma raça tranquila que não late muito, confira nossa lista de 12 cães mais calmos!

De fato, existem muitas pesquisas científicas na área de comunicação em cães, incluindo padrões de latidos, faixas de frequência e taxa de ocorrência de muitas raças.

O que a ciência diz sobre os latidos dos cachorros?

O latido do cachorro é um meio de comunicação. Os cães latem como uma forma de alertar, chamar à ação ou simplesmente como uma saudação. Esses sinais sonoros têm uma estrutura acústica variável, dependendo da raça e da intenção do latido.

Em um estudo de 2010, os pesquisadores descobriram que algumas raças de cães da família tendem a latir mais, enquanto outras tendem a permanecer em silêncio com mais frequência. Por exemplo, raças como Basenji, Shar-peis e Chow Chows são alguns dos cães mais calmos e têm baixa propensão a latir.

No entanto, a questão de encontrar um cachorro quieto não é tão simples quanto “algumas raças latem mais”. Isso depende muito do tipo de latido que uma raça emite.

Por exemplo, uma raça pode latir menos, mas sua comunicação será mais alta, mais agressiva e com maior frequência; enquanto outra raça latirá com mais frequência, mas seus latidos são mais silenciosos e menos audível.

Classificação dos latidos

Em um estudo de 2000, os cientistas analisaram não apenas latidos por raça, mas também todos os tipos possíveis de comunicação audíveis produzidas. Usando dados anteriores de um livro de 1979 sobre a ciência da comunicação em diferentes espécies, eles classificaram os latidos como:

  • Latido infantil (filhote de cachorro): É um som harmônico (frequência de 240 Hz a 900 Hz), emitido espontaneamente pelo cão como um pedido de socorro ou protesto.
  • Latido harmônico: Esse som não agressivo geralmente é produzido pelo cão em um estado relaxado.
  • Latido de “árvore de Natal”: Foi rotulado assim devido ao aparecimento no ultrassom de sua perda sequencial de conotações na forma de uma árvore de Natal. Poodles exibiram sobreposições muito frequentes, enquanto os Malamutes do Alasca produziram um som mais harmônico.
  • Latido barulhento: É um som agudo, curto e áspero, com um aumento acentuado (atingindo a frequência de 1206 Hz em Bull Terriers), geralmente liberado pelos cães durante a mudança de comportamento, principalmente quando está se tornando agressivo.
  • Latido de ameaça: Foi a classificação final que apresenta o tom mais baixo e a frequência mais alta (a 2360 Hz) e foi a mais abrupta.

Quais os cães mais calmos?

Como o latido de cães é considerado um comportamento alelomimético, os pesquisadores descobriram que mesmo raças calmas de cães podem latir mais quando estão em um grupo de cães.

Abaixo estão alguns dos cães mais calmos, com base em vários fatores: propensão a latir, faixa de frequência de latidos e tipos de latidos que costumam soltar com mais frequência.

1. Cão de crista chinês

cães mais calmos

Foto: Pixabay

Um cão hipoalergênico, o cão de Crista Chinês têm uma crina de pelos. O resto do corpo é sem pelos. Existe também uma versão coberta de pelos.

Você ficará feliz em saber que ambos os padrões raramente latem. Eles são cachorros que ficam satisfeitos brincando com as crianças ou no sofá. Propensas à ansiedade de separação, eles podem lamentar quando deixados sozinhas.

2. Havanês

Havanese Bichon

Foto: Freepik

Desenvolvido estritamente para ser um cão de caça, o Havanês tem todas as grandes características de um cachorro que pode ser levado para qualquer lugar. Assim como as pessoas, os cães têm personalidades diferentes, mas se você tem uma linguagem mais conversadora, esses filhotes são altamente treináveis.

3. Buldogue Francês

filhote de buldogue francês

Foto: Freepik

Esta raça de cachorro é bastante travessa, divertida e alegre. Embora geralmente estejam quietos, latem quando as pessoas se aproximam de seu território (a casa).

Amigáveis ​​com todos da família, os Buldogues Franceses ainda precisam de treinamento de socialização para reduzir sua natureza territorial.

4. Galgo italiano

cães mais calmos

Foto: Pixabay

Embora não sejam criados com as características das pistas de corrida do Greyhound ou Whippet, esses cachorrinhos ainda são valorizados como cães de companhia.

Os cães desta raça latem quando algo não parece certo, mas não é um latido irritante. O Galgo Italiano tem um latido de “cachorro grande” que é profundo e intimidador. Gentil, não sente necessidade de latir com frequência.

5. Basenji

cachorros que soltam menos pelo

Foto: Freepik

Conhecido como o cão “sem latido”, o Basenji ainda faz barulho. Esse ruído é descrito como algo como um yodel, mas eles ainda são classificados com os cães calmos. Enquanto eles não podem usar a boca para uma variedade de ruídos, eles a usam para mastigar.

Você deve tomar cuidado para manter sempre tudo guardado. Mesmo com o treinamento, o Basenji tem problemas para conter o desejo de mastigar.

6. Border Collie

Border collie

Foto: Freepik

Um cão de pastoreio tradicional, esses cães tentam reunir tudo – gatos, crianças, outros cães, etc. Ao fazer isso, eles fazem barulhos de latidos (um tipo de latido curto). Não é surpresa ver esses cães inteligentes e enérgicos na lista das silenciosas raças de cães.

Os Border Collies são muito inteligentes e precisam permanecer ocupados. Eles não apenas precisam ser fisicamente ativos, mas precisam ser mentalmente ativos. Mas somente se eles não tiverem “trabalhos” para realizar, é que podem se tornar destrutivos e barulhentos.

7. Whippet

cães mais calmos

Foto: Freepik

Apelidados de “galgo do pobre”, esses cães rápidos e ágeis são frequentemente usados ​​para corridas. Como seu primo, o Greyhound, quaisquer características indesejadas foram praticamente criadas. Isso significa que eles raramente latem e não são agressivos.

O Whippet, embora silenciosamente, persegue gatos, esquilos, carros e qualquer outra coisa que lhe agrade. Ele precisa de uma cerca alta e uma trela segura, pois uma vez que ele corre, você não poderá pegá-lo.

8. Dogue alemão

cachorro para chácara

Foto: Freepk

Estes cães magros e musculosos são elegantes e grandes. Eles são mais altos que a maioria dos humanos. Amável e doce, o dinamarquês não se assusta facilmente e não começa a latir a cada pequeno barulho; no entanto, latirá se um estranho estiver chegando muito perto de seu território.

Embora seja educado e calmo, o Dogue Alemão precisam de exercícios diários e brincadeiras para não se tornarem destrutivos e possivelmente começarem a latir de tédio. Embora sejam um dos cães mais calmos, não serão adequados para proprietários que moram em casas pequenas devido ao seu tamanho extra grande.

9. São Bernardo

Pacientes e amorosos, esses animais são ótimos para as crianças. Algumas pessoas até os chamam de babás. Eles são verdadeiros companheiros, moldando-se à vida humana.

O São Bernardo raramente late ou uiva. Esses cães calmos também praticamente não têm presas. Embora sejam grandes, eles são ótimos para morar em apartamentos, desde que façam exercícios algumas vezes por dia.

10. Mastim napolitano

cães mais calmos

Foto: Freepik

Embora este cachorro seja um dos cães mais calmos, eles não hesitarão em colocar um estranho em seu lugar com latidos altos e poderosos. Embora você possa não ouvir um latido com muita frequência, você ouvirá roncos, grunhidos e flatulências com frequência.

11. Shiba Inu

cachorro

Foto: Freepik

Esse membro da família de quatro patas não late muito, mas rosna. Conhecidos como possessivos, eles não se dão bem com crianças e outros animais de estimação. Eles gostam de manter seus brinquedos, cama e comida longe de qualquer outra coisa viva.

Os Shiba Inus são animais independentes e territoriais, assim precisam de um treinador de líderes de matilha e socialização desde filhote.

12. Akita

Akita

Foto: Pixabay

Outra raça japonesa, o Akita é um cão de companhia popular e um dos cães mais calmos. Seu comportamento calmo e silencioso os torna ótimo para viver com seres humanos. Eles geralmente não latem, mas gemem e murmuram. Seus ruídos são mais entretenimento do que incômodo. Lembre-se de que esses cães não se dão bem com crianças ou outros animais de estimação.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.