Cinco dicas para criar um cachorro em apartamento

0

Equilibrar a alimentação e fazer exercícios físicos diários é essencial

 

Se você está querendo criar um cachorro em apartamento, este texto é para você. Vamos mostrar tudo que você precisa levar em consideração para conseguir ter um cão morando com você de uma maneira que ele não sofra e que garanta qualidade de vida. Lembre-se que para ter um cão, algumas necessidades básicas são essenciais. Acompanhe para entender.

Cachorro em apartamento – Como criar uma?

Para criar um cachorro em apartamento, alguns cuidados básicos são extremamente importantes para manter a boa forma e qualidade de vida do animal. É importante lembrar que um cachorro requer uma série de cuidados, ainda mais se o apartamento for pequeno.

Afinal, eles possuem energia para gastar, precisam de situações para se entreter e de coisas para manter a mente funcionando. Para isso, é você, dono do cão, que deverá assumir a responsabilidade, sair da zona de conforto e prover todas estas necessidades.

Para ajudar, criamos este artigo com algumas dicas práticas que você poderá executar ao longo do processo e, assim, garantir que seu cachorro seja saudável e permitir que ele seja feliz dentro do apartamento. Acompanhe.

Cachorro em Apartamento

A alimentação é o primeiro passo

O primeiro passo que você poderá dar para ter um cachorro saudável em apartamento, é a questão da alimentação. Assim como os seres humanos, um cão também precisa ter uma alimentação saudável, regrada e equilibrada. Eles precisam estar com todos os minerais, nutrientes e vitaminas em dia para conseguir ter uma vida saudável.

Desta forma, recomendamos que você procure um especialista no assunto, para conseguir construir um cardápio adequado para o cão. Nem que seja apenas para saber qual a melhor ração e a mais indicada para cada estágio da vida do animal.

Uma dica extra, é sempre buscar por rações supre premium. Estas possuem um preparo mais concentrado de alimentos e nutrientes. E assim, pode ser uma ótima opção para o cachorro.

Faça o cão praticar atividade física

Um cão precisa se exercitar. E para isso, é necessário que você permita que ele faça isso. E isto não serve apenas para quem quer ter cachorro em apartamento. Se a sua casa for pequena ou tiver pouco espaço, saiba que estas dicas também são importantes.

Bem como a questão da alimentação balanceada, um cachorro precisa necessariamente praticar exercícios para ter uma vida mais saudável. E isto muitas vezes não é possível, devido ao fato de viverem confinados em ambientes pequenos, como em apartamentos.

Cachorro em Apartamento

No entanto, como falamos no início deste texto, é de sua responsabilidade sair da zona de conforto para prover diversas condições básicas ao cão. E esta é uma delas. Sim, se você não tiver o hábito de sair e para caminhar ou ir ao parque, com um cão, terá que fazer. Agora, se você já é adepto ou adepta a este tipo de situação, não será nada muito diferente do que você já faz.

Levar o cão para passear é importante. E se conseguir permitir que ele corra em locais abertos, melhor ainda. Entretanto, é sempre importante certificar-se que ele respeita você o suficiente para não ocorrer problemas ou acidentes. Seja com outras pessoas ou com outros cachorros que estiverem próximos.

Você poderá brincar com o cachorro, fazendo-o correr atrás de brinquedos, atrás de você ou ainda, se você já tiver o hábito de praticar exercícios como corridas, amarre-o ao seu lado e leve-o com você. Mas cuidado, é importante que você conheça as condições físicas do cachorro. Jamais force uma atividade ou situação com ele.

Desenvolva a atividade mental do animal

Um fator extremamente importante de cachorros em apartamento, é que eles podem facilmente ficar entediados e, posteriormente, não ter forças o suficiente para desenvolver uma atividade mental saudável.

Você pode perceber que muitas situações são muito semelhantes às necessidades humanas. Fato é que sim, são mesmo. E desenvolver a atividade mental do cachorro é tão importante quanto. Pois é isto que manterá ele ocupado, longe da ansiedade e estresse de ficar trancado o dia todo.

Para colocar isto em prática, você poderá facilmente acostumar seu cachorro com jogos e brincadeiras dentro do seu apartamento. Por exemplo, você poderá brincar com ele de esconder um brinquedo e fazê-lo procurar. E claro, com recompensas ao final. Além disso, existem brinquedos próprios com comida que, quando encontrados, liberam o “prêmio” ao cachorro. Isto estimula muito a mente do animal, o que é altamente benéfico.

Cachorro em Apartamento

Faça o cão participar da sociedade

Como citamos anteriormente, levar o cachorro ao parque para brincar é essencial para diversas situações. Seja para praticar exercícios ou sair do ócio. E além disso, estas saídas podem promover outro ponto extremamente importante, que é socialização.

A socialização de um cachorro está altamente ligada ao que o seu dono permite a ele. Por exemplo, cachorro que fica trancado muito tempo em apartamento, quase não sabe como é o ambiente externo. O que é extremamente ruim, pois quando ele sair a primeira vez, terá um choque de realidade e não se comportará bem.

Por isso, desde filhote, o ideal é acostumar seu cão com a socialização externa. Leve-o para conhecer os vizinhos moradores do prédio, os cachorros da vizinhança e, por fim, faça o seu cão se socializar com outros cachorros no parque. Mas é importante você entender que não a barra não pode ser forçada. Jamais obrigue seu cão a ficar próximo de outros.

Muitas vezes, a situação forçada poderá criar uma situação ainda pior, que é exatamente a de estresse e ansiedade. E isto é altamente maléfico para o bicho. Portanto, cautela é importante.

Torne o ambiente interno ainda mais propício para a diversão dele

Como sabemos, muitas vezes cachorro em apartamento pode ser sinônimo de confinamento. Todas as dicas anteriores estão relacionadas ao convívio externo do cachorro, para ele sair do apartamento e ter uma vida mais ampla.

No entanto, a vida interna do cão no apartamento também precisa ser levada em consideração. Ou seja, o ambiente também precisa ser altamente receptivo e que dê ao cão motivos para ficar feliz e entretido. Assim sendo, você pode espalhar brinquedos pela casa para que ele não enjoe de um só. Isto ajudará não só na diversão ao longo do dia, mas também, evitará o tédio de ter sempre o mesmo brinquedo.

Cachorro em Apartamento

Considerações finais

Ter um cachorro em apartamento não precisa ser difícil. Basta  fazer do jeito certo, seguindo alguns princípios básicos e tudo ficará bem. Além das dicas que já citamos, uma dica extra é entender a importância do adestramento desde filhote. Isto fará com que o cachorro seja muito mais respeitoso e comportado.

Parece uma carinho no nosso ego ter um cachorro regrado e comportado, mas não é. Um adestramento de qualidade fará com que o cachorro seja muito mais saudável. Pois criar um cachorro em apartamento que seja ansioso, estressado e agoniado, não será bom pra você e nem para o animal. Por isso, aproveite as nossas dicas e boa sorte no processo!

anuncio patrocinado