CUFA Empreenda: inscrições abertas para oficinas de capacitação gratuitas

 

De 2 a 12 de março, o Complexo Cultural de Samambaia será espaço de promoção da autonomia no mercado cultural

Como parte da quarta edição do concurso de beleza, TopCufa-DF, a Central Única das Favelas, em parceria o com o Instituto Rosa dos Ventos de Cultura e Cidadania, promovem o “CUFA Empreenda”. As inscrições estão abertas para as oficinas gratuitas em áreas como produção musical, empreendedorismo, comunicação, gestão de projetos, moda e roteiro audiovisual. As aulas acontecem em diversos horários, todas no Complexo Cultural de Samambaia. O objetivo das atividades é instrumentalizar os jovens talentos da periferia para promover maior autonomia e potencial empreendedor no mercado cultural.

Os/as interessados/as podem fazer a inscrição gratuitamente através do site topcufabsb.com.br. A página também tem informações sobre o tema de cada oficina e os horários. As confirmações de participação serão enviadas pelo e-mail cadastrado na pré-inscrição. O ideal é não esperar muito, pois as vagas são limitadas.

“Nesta quarta edição do TopCufa-DF, inauguramos o CUFA Empreenda, oferecendo diversas ações formativas. Com isso nós pretendemos colaborar com as possibilidades de crescimento cultural e profissional das comunidades situadas fora do Plano Piloto, com foco no público jovem, que tem um enorme potencial empreendedor”, esclarece o presidente da CUFA-DF, Bruno Kesseler.

Para a presidente do Instituto Rosa dos Ventos de Cultura e Cidadania, Stéffanie Oliveira, a proposta das oficinas, além da capacitação em áreas relevantes e de interesse desses jovens, é difundir ideais solidários da economia criativa.

“Os conhecimentos adquiridos durante a formação poderão ser exercitados pelos participantes em seu cotidiano, no dia a dia de suas atividades empreendedoras. O nosso objetivo aqui é dar ferramentas e mostrar novas possibilidades. ”

Confira a programação completa das oficinas

Oficina: Produção Musical.

Ministrante: Mr. Pingo –– Músico e Produtor Cultural.

Conteúdo: a partir dos princípios básicos do empreendedorismo artístico, a oficina abordará um plano de carreira musical como uma startup, enfocando temas como registros, documentação e branding.

Data: 2 de março

Horário: 18h às 21h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Empreendedorismo Criativo

Ministrante: Elaine Caccavo — Diretora Executiva da CUFA

Conteúdo: visão estratégica e comercial, responsabilidade social, ações promocionais, merchandising, produção cultural e marketing serão os temas abordados nesta oficina, voltada à ampliação das perspectivas sobre o mercado criativo.

Data: 3 e 4 de março

Horário: 19h às 22h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Gestão de Projetos.

Ministrante: Alexandre Rangel — Gestor Administrativo e Cultural.

Conteúdo: A oficina tratará de gestão de projetos culturais, trabalhando princípios relativos ao acesso a recursos, à elaboração de projetos e à execução e prestação de contas.

Data: 5 e 6 de março

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Empreender nas Quebradas.

Ministrante: Bruno Kesseler — Presidente da CUFA-DF

Conteúdo: O empreendedorismo como ferramenta de transformação social será o foco desta oficina, que abordará conceitos como captação de recursos, desenvolvimento de projetos e perspectivas mercadológicas.

Data: 7 de março

Horário: 17h às 20h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Empreendedorismo Afro — Duafe, estética negra e resistência

Ministrante: Marjore Nogueira — coordenadora de políticas de promoção e proteção da Igualdade Racial e Thaís Dias — Diretora de Políticas Intersetoriais de promoção da igualdade racial

A oficina oferecerá subsídios às/aos participantes para compreensão das relações raciais, do racismo e das formas de resistência por meio da valorização da estética negra.

Data: 8 de março

Horário: 14h às 17h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Ser modelo é uma profissão.

Ministrante: Day Schmidt — Ativista e Consultora de Moda.

Conteúdo: Serão tratados, nesta oficina, os princípios para o sucesso de uma carreira de modelo profissional, abordando desde maquiagem, cuidados pessoais, apresentação, desenvoltura na passarela até as relações com o mercado da moda.

Data: 8 de março

Horário: 9 às 12 horas

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Comunicação

Ministrantes: Stéffanie Oliveira — Presidente da Rosa dos Ventos Produções; e Camila Muguruza — Jornalista e Assessora de Imprensa

Conteúdo: a oficina tem como objetivo capacitar os/as jovens através de uma variedade de técnicas comunicativas, além de apresentar plataformas e canais de comunicação disponíveis e acessíveis para geração de conteúdo estratégico e relevante. A produção para redes sociais, o debate sobre a importância de assegurar a veracidade de uma informação compartilhada e as formas de expor ações para grupos do mesmo interesse também farão parte da oficina.

Data: 9 e 10 de março

Horário: 19h às 22h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Roteiro Audiovisual.

Ministrante: Anderson Quack — Cineasta.

Conteúdo: Esta oficina será dedicada à construção de um roteiro viável, em uma página, sobre uma linguagem audiovisual escolhida durante o encontro, abordando técnicas, experiências e princípios cinematográficos para a execução do produto.

Data: 12 de março

Horário: 18h às 21h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Serviço CUFA Empreenda

Data: 2 a 12 de março

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Inscrições: topcufabsb.com.br

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.