Comer com as mãos faz alimento parecer mais gostoso (e engorda)

De acordo com pesquisa, segurar a comida faz a percepção de sabor melhorar e, por causa disso, as quantidades ingeridas são maiores

 

 

Os pesquisadores da Universidade Stevens, em Nova York, descobriram que comer com as mãos faz a comida parecer mais saborosa se você faz algum tipo de dieta restritiva. Em contrapartida, o gosto mais agradável acaba levando a pessoa a comer mais e pode resultar em surpresas desagradáveis na balança. Segundo os responsáveis pelo estudo, o contato físico com a comida aumenta a percepção sensorial do cérebro e o alimento fica mais interessante ainda antes da ingestão.

Na segunda etapa, 145 estudantes foram separados em dois grupos. O primeiro recebeu a missão de se imaginar em uma dieta restritiva, e o outro, no cenário contrário, onde eles se preocupariam menos com peso e teriam prazer em comer o que quisessem.

Todos receberam quatro mini donuts, metade com palitinhos para consumo. Questionados quanto às qualidades do alimento, as pessoas do grupo que podiam tocar nos donuts os avaliaram de maneira mais positiva.

Na última parte, 77 voluntários receberam um pote com 15 cubos de queijo. Enquanto preenchiam um formulário, puderam comer quantos queijos desejassem — os mais preocupados com a qualidade da comida que não receberam garfos comeram mais do que os outros.

“É um efeito interessante. É algo muito pequeno, mas pode mudar a maneira como as pessoas avaliam um produto. Os dois grupos não processam informação sensorial da mesma maneira”, afirma a professora Adriana Madzharov, responsável pela pesquisa. (Com informações do Daily Mail)

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.