Fácil: aprenda a fazer o viradinho cremoso de milho em 10 minutos

A receita leva apenar cinco ingredientes e é perfeita para aquele almoço de última hora

 

companhamento perfeito para proteínas, o viradinho cremoso de milho é um clássico. Melhor ainda: a receita só leva cinco ingredientes e pode ser feita em até 10 minutos. Confira o passo a passo:

600 g de milho congelado
1 cebola
1 ½ xícara (chá) de farinha de milho amarela flocada
1 litro de água
1 ½ colher (sopa) de manteiga
sal a gosto

Modo de preparo

Descasque e pique fino a cebola.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Adicione a manteiga e, quando derreter, acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte o milho congelado e refogue por 6 minutos até ficar macio – os grãos mudam de cor para um tom de amarelo mais vibrante.

Reserve ½ xícara (chá) dos grãos refogados em uma tigela pequena. Regue a panela com a água, tempere com 1 colher (chá) de sal e aumente o fogo. Deixe cozinhar até ferver.

Desligue o fogo e transfira o milho e a água do cozimento para o liquidificador. Atenção: caso o copo do seu liquidificador não comporte todo o conteúdo de uma só vez, bata em duas etapas. Segure a tampa com um pano de prato e bata até ficar liso – mantenha firme para impedir que a força do vapor quente ejete a tampa.

Volte o milho batido para a panela (nem precisa lavar). Junte os grãos de milho reservados e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, diminua o fogo e vá juntando a farinha aos poucos, mexendo bem com uma espátula até engrossar e ficar cremoso. Atenção para o ponto: se o viradinho ficar muito tempo na panela, pode espessar demais e perder a textura cremosa. Sirva em seguida.

Dica: caso esteja utilizando os grãos de milho frescos debulhados, não reserve os grãos refogados. Assim que a água ferver, abaixe o fogo e deixe o milho cozinhar por mais tempo até os grãos ficarem macios. Só então reserve parte dos grãos e siga com a receita.

Cortesia: Panelinha

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.