Cinco mil pessoas desistem de fazer prova para auditor do DF

Primeira etapa do concurso para a área fazendária teve mais de 15 mil inscritos. Durante exame, cinco foram eliminados por infringir regras

 

 

Realizado neste último domingo (02/02/2020), em Brasília, o concurso para auditor fiscal da Secretaria de Economia do Distrito Federal teve uma grande quantidade de desistentes. Tivemos acesso ao balanço parcial do acirrado certame.

Com isso, a concorrência – até então de uma média de 134 pessoas por vaga – caiu e, agora, está numa média de 86 inscritos por função disponível. “A recomposição dos quadros da receita do Distrito Federal é urgente. Trata-se de um concurso muito difícil para uma carreira que cuida da política fiscal, da arrecadação e da administração pública de uma forma geral”, disse o secretário de Economia, André Clemente.

Eliminação

Além do considerável número de desistentes, a coordenação do concurso registrou também ocorrências de desobediência ao edital durante as provas, o que resulta na eliminação. Até a tarde deste domingo, quando a prova ainda estava sendo realizada, cinco candidatos perderam o direito de disputar os postos: três deles por conta do telefone celular ligado que tocou durante o exame e um por usar fone de ouvido, o que é proibido conforme as regras publicadas.

Uma mulher também foi impedida a continuar fazendo o exame por abrir um chocolate. O edital só permite o consumo de alimentos guardados em sacos plásticos transparentes.

A grande concorrência para o cargo tem um motivo: auditor fiscal tem remuneração de R$ 14.970 para 40 horas semanais de trabalho. Segundo a pasta, além das 120 vagas, o certame ainda servirá para formação de cadastro reserva. Atualmente, estima-se que há um déficit de 571 auditores da área fazendária.

A seleção é realizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e tem três fases, com provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório; além de avaliação de vida pregressa, que é de caráter eliminatório. As provas objetivas tiveram a duração de 5 horas.

Para tomar posse, os requisitos são: diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação ou habilitação legal equivalente e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.