Inscrições abertas para o Curso Lumière Cineasta – GRATUITO

Lumière Cineasta

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BRASÍLIA, DE 04 DE FEVEREIRO A 1º DE MARÇO DE 2020.

Mostra Lumière Cineasta, que começa dia 4 de fevereiro no CCBB, oferece curso gratuito com reserva de 50% das vagas para estudantes e professores de instituições públicas

 

 

A mostra LUMIÈRE CINEASTA, que vai exibir os filmes assinados pelos célebres Irmãos Lumière, promoverá, como atividade de extensão, um curso que analisa aspectos e influências do trabalho dos pioneiros do cinema na história e na própria linguagem cinematográfica. É o CURSO LUMIÈRE CINEASTA, que acontecerá nos dias 13, 15, 27 e 29 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. As aulas serão ministradas pelo crítico e curador Calac Nogueira, pela pesquisadora e curadora Lila Foster, pela professora Mariana Souto e pelo professor e crítico Pablo Gonçalo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail cursolumierecineasta@gmail.com. Para participar das quatro aulas basta fazer a inscrição uma vez. Sujeito à lotação do Cinema do CCBB.

 

AULAS:

 

13/02 quinta

19h Aula 1: Um olhar comparatista sobre a história do cinema – Lumière e a saída da fábrica, por Mariana Souto

15/02 sábado

17h Aula 2: Lumière, o realismo e a vanguarda, por Calac Nogueira

27/02 quinta

19h Aula 3: Retratos, diários e souvenirs: o cinema como artefato e memória, por Lila Foster

29/02 sábado

17h Aula 4: Lumière e a arte de escrever com o real, por Pablo Gonçalo

SOBRE OS MINISTRANTES:

Calac Nogueira é crítico de cinema, pesquisador e curador.Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela eca-usp, desenvolveu pesquisa sobre a obra cinematográfica de Andy Warhol (2017). Possui graduação em Cinema pela uff (2011). Escreveu para revistas como ContracampoCinéticaInterlúdio e Bravo!. Em 2014, realizou a retrospectiva Fritz Lang – O horror está no horizonte (ccbbdf, rjesp).

Lila Fosteré pesquisadora e curadora. Articulando pesquisa histórica e preservação audiovisual, seu trabalho concentra-se no levantamento da produção amadora e experimental no Brasil. Publicou em revistas como FilmHistory (EUA), Aniki (Portugal), Vivomatografias (Argentina). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Brasília sobre o Festival de Cinema Amador JB/Mesbla (1965-1970). Como curadora, desde 2017 integra a equipe de programação da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Mariana Souto é professora da UnB, com pós-doutorado em cinema pela ECA-USP. Foi professora na UFMG, na UNA e na PUC-MG. Autora do livro Infiltrados e invasores – uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro, fruto de sua pesquisa de doutorado na UFMG. Curadora de mostras e festivais como o Janela Internacional de cinema de Recife e o Festival Internacional de curtas de BH. Também atua como diretora de arte.

Pablo Gonçaloé curador, crítico e professor de cinema. Entre 2014 e 2016 participou da comissão curatorialdo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. É professor da Faculdade de Comunicação da UnB e autor do livro O cinema como refúgio da escrita: roteiros epaisagens em Peter Handke e Wim Wenders (Annablume, 2016). Tem doutorado pela UFRJ, com passagem pela Universidade Livre de Berlim, quando foi bolsista do DAAD. Seus ensaios focam nas trajetórias históricas de roteiristas e em seus diálogos intermediáticos. Em 2019 realizou pesquisa de pós-doutoradosobre a história do roteiro no cinema brasileiro e na Hollywoodclássica, em parcerias com a USP, a Universidade de Chicago e comobolsista Fulbright. Escreve, desde 2012, críticas e ensaios para a Revista Cinética, e possui publicações na Folha de S. PauloRevista 451 e Nexo.

CURSO LUMIÈRE CINEASTA

Ministrantes: Mariana Souto, Calac Nogueira, Lila Foster e Pablo Gonçalo.

Datas: 13/02, 15/02, 27/02 e 29/02.

Inscrições através do e-mailcursolumierecineasta@gmail.com

* 50% das vagas são destinadas a estudantes e professores de instituições públicas. Se for o caso, favor enviar comprovante por e-mail no momento da inscrição.

Gratuito

 

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.