Concurso da CLDF: Prudente quer chamar todos os aprovados em 2020

Em entrevista ao Metrópoles, ele também fez uma avaliação do seu primeiro ano à frente da Casa, além de elencar outros desafios

 

Uma das prioridades do presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente (MDB), neste ano de 2020, é acelerar o processo de convocação dos aprovados no último concurso público realizado na Casa. “Até dezembro, temos a missão de zerar essa fila”, disse.

O tema é apenas um entre os tantos espinhosos que o 01 do parlamento local pretende resolver. Em entrevista ao Jornal Metrópoles, o emedebista também falou da votação de projetos polêmicos, da relação com o Executivo, denúncias de corrupção envolvendo colegas e de ações para economizar, a exemplo da devolução aos cofres do DF, em 2019, de R$ 57 milhões de recursos poupados na CLDF. “Esse montante não poderia ser usado para pagamento de pessoal, por conta da LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal].

Veja abaixo os principais trechos

Durante 2019, o governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou projetos considerados polêmicos. Alguns deles, como a criação do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (Iges-DF), foram aprovados. Outras matérias, como a que acaba com o pagamento de pecúnias, passaram, mas tiveram seus textos profundamente alterados em relação ao enviado ao Legislativo. Agora, o assunto a ser debatido é o aumento das passagens.

“O governador Ibaneis tem tido um diálogo franco não apenas com a presidência, mas com todos os deputados. Os projetos polêmicos ou não aprovados aqui foram todos por meio do diálogo. O que não dava para ser votado, nós simplesmente falamos que não era o momento e o governador entendeu nosso ponto de vista”, definiu.

Corrupção

Apesar de uma nova legislatura, com mais de dois terços dos distritais novatos, a Casa passou por momentos conturbados. Operações policiais, denúncias de violência familiar, “rachadinha” e falsidade ideológica. Em algum momento, todas acabaram parando no colo da presidência de Rafael Prudente, que precisou se manifestar sobre o comportamento dos colegas.

“Com o passar do tempo, os deputados pegam experiência e vão se adaptando ao rito da Casa. A Câmara reflete o desejo da população. Temos tido muita dificuldade de administrar a Casa porque cada um pensa de uma forma diferente. Toda a legislatura vai ser diferente, mas é assim porque a população é soberana”, explicou.

Reeleição

Rafael Prudente defendeu a aprovação da emenda possibilitando a reeleição dos membros da Mesa Diretora. Para o parlamentar, trata-se uma forma de equilibrar as forças dentro da Casa.

Produtividade

Segundo o emedebista, tramitam na Casa 1,5 mil projetos apenas da atual legislatura. Se somados a requerimentos, moções e projetos de leis complementares, o número ultrapassa a marca de 11,7 mil propostas.

“A gente conseguiu, através de números, imprimir um ritmo diferente. Algumas questões internas precisavam caminhar e fizemos ajustes. Isso demandou muito trabalho neste primeiro ano, mas conseguimos um número muito maior de projetos aprovados. Em 2018, foram 108 . Em 2019, aprovamos 308 PLs. Se formos comparar com o início da antiga legislatura, em 2015, melhoramos a produtividade em 60%”, comemorou o chefe do Legislativo.

A rejeição ao Legislativo local, de acordo com pesquisa da própria Casa, caiu pela metade. Segundo os dados, ela passou de 46% em novembro de 2018, para 23% em novembro do ano passado. Levando-se em conta o mesmo período, ainda de acordo com o estudo, a aprovação subiu de 14% para 28%.

Para Prudente, os números ainda podem melhorar com a criação da TV Legislativa. O edital será lançado no próximo mês de março.

“Boa parte da população, quando se pergunta: ‘Você aprova a Câmara Legislativa?’ grande parcela dirá que não. Mas se perguntarmos se ela acompanha o trabalho, se sabe o que produziu, ela também não sabe. Critica para generalizar, como ocorre no Congresso e na maior parte das assembleias do país. Com isso [a TV], damos transparência para a população fazer uma avaliação melhor”, conclui Prudente.

Ainda na avaliação dele, 2019 foi produtivo. Em um só ano, foram implementados o Sistema Eletrônico Informatizado (SEI), o ponto-eletrônico, as placas fotovoltáicas para captação de energia solar, mudanças no programa Câmara Mais Perto de Você, além do painel eletrônico com reconhecimento biométrico dos distritais.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.