Iluminação de LED em São Sebastião dá mais segurança à comunidade

Companhia Energética de Brasília troca luminárias nas avenidas comerciais da cidade. Nova ação do GDF deve beneficiar cerca de 180 mil pessoas diariamente

 

 

As avenidas comerciais de São Sebastião ganharam iluminação nova. A Companhia Energética de Brasília (CEB) trocou 764 luminárias convencionais por lâmpadas de LED na cidade. A ação do GDF vai beneficiar cerca de 180 mil pessoas que passam por esses locais diariamente, dando mais segurança aos moradores.

764 luminárias convencionaisdão lugar a lâmpadas de LED em São Sebastião

É a sensação que Marineide Ferreira, 38 anos, diz ter agora. “Quando está mais claro a gente tem uma visão melhor das coisas e, consequentemente, nos sentimos mais seguros. Eu passo por aqui todos os dias. Estávamos precisando de uma iluminação melhor”, conta a diarista, que mora há mais de 15 anos na cidade.

Pela primeira vez, durante os 20 anos em que reside em São Sebastião, Elissandro Rodrigues, 28 anos, percebeu que a cidade está mais clara, mesmo à noite. “Eu gostei bastante da troca das luminárias, até porque são de LED. Isso vai gerar mais economia para o governo, e para nós também”, destaca o agente de segurança.

Marineide Ferreira: “Quando está mais claro a gente tem uma visão melhor das coisas e, consequentemente, nos sentimos mais seguros” | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Parceria

A ação de eficiência energética foi feita em parceria com a administração regional da cidade, que indicou à CEB quais são os locais de maior fluxo de pessoas ou os que precisavam de alta luminosidade. “Ao longo do ano passado fizemos diversas reuniões com a população e a principal demanda era segurança pública. A iluminação de LED é uma das formas de contribuição para a segurança dos moradores”, comenta o administrador de São Sebastião, Alan Valin.

Entre os lugares que receberam a troca de luminária estão os bairros do Centro; da Vila Nova; do Residencial do Bosque; do Bom Sucesso; da Vila do Boa; do Morro Azul; de João Cândido e São Gabriel; de São Bartolomeu; do Bora Manso e de Bela Vista. Os recursos, que totalizam R$ 492 mil, são provenientes de emenda parlamentar.

Elissandro Rodrigues, sobre a troca das lâmpadas: “Vai gerar mais economia para o governo, e para nós também” | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Iluminação eficiente

As lâmpadas de LED são mais mais eficientes e 50% mais econômicas em relação às convencionais. Elas têm 60 mil horas de vida útil e perdem apenas 30% de luz quando atingem esse tempo de uso. Enquanto isso, as de vapor de sódio (comuns) queimam quando chegam a 32 mil horas de uso.

A CEB realizou ações de eficiência energética em diversos pontos do Distrito Federal. Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Santa Maria, Gama, Samambaia, Riacho Fundo I, Fercal, Sobradinho II, Cruzeiro, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Paranoá, Lago Norte, Lago Sul, Brazlândia, Sobradinho, Recanto das Emas e Águas Claras já foram contempladas com os serviços da companhia.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.