Maísa diz ter paralisia do sono: Você sabe o que é o transtorno do sono?

Quem sofre com o problema não consegue se mexer logo depois de acordar e pode ter alucinações

 

 

Na última quarta-feira (08/01/2019), a apresentadora Maísa afirmou, no Twitter, ter sofrido com paralisia do sono. Depois da experiência, a jovem conversou com as amigas e descobriu o que exatamente aconteceu. Ela disse que a experiência foi “horrível” e afirmou estar com medo de voltar a dormir.

“Eu contei pras minhas amigas como se fosse um pesadelo, mas aí minha amiga que tem sempre disse que isso é paralisia”, explicou Maisa. “Fica tranquila. É assustador no começo, mas não precisa ficar com medo”, amenizou um fã.

O que é
A paralisia do sono é um transtorno que ocorre logo após acordar ou quando se está tentando adormecer, e impede o corpo de se mexer, mesmo quando a mente está desperta. É a encarnação de um dos piores pesadelos possíveis, pois a pessoa está acordada, mas não consegue se movimentar, se levantar. o que causa angústia, medo e terror.

Enquanto dormimos, o cérebro relaxa todos os músculos do corpo e o mantém imóvel para conservar energia e evitar movimentos bruscos durante os sonhos. No entanto, quando acontece um problema de comunicação entre o cérebro e o corpo, o cérebro pode demorar para devolver o movimento ao corpo, originando um episódio de paralisia do sono.

Normalmente, o paciente tem algumas alucinações, como ver alguém ao lado da cama ou ouvir barulhos estranhos, mas isso acontece devido ao excesso de ansiedade e medo provocados pela falta de controle do próprio corpo. Além disso, os sons podem ser justificados pelo movimento dos músculos do ouvido, que continuam funcionais mesmo quando todo o corpo está paralisado.

Embora a paralisia do sono possa acontecer em qualquer idade, é mais frequente em adolescentes e jovens adultos com idade entre os 20 e os 30 anos, estando relacionada com maus hábitos de sono e excesso de estresse.

A paralisia do sono é um problema pouco conhecido que desaparece sozinho após alguns segundos ou minutos. No entanto, é possível sair mais rapidamente desse estado de paralisia quando alguém toca na pessoa que está tendo o episódio ou quando se pensa de forma lógica e o paciente foca toda sua energia em tentar movimentar os músculos.

Como evitar
A paralisia do sono tem sido mais frequente em pessoas com maus hábitos de sono e, por isso, para evitar que os episódios aconteçam, é recomendado melhorar a qualidade do sono, através de estratégias como:

  • Dormir entre 6 a 8 horas por noite;
  • Ir para a cama sempre na mesma hora;
  • Acordar todos os dias na mesma hora;
  • Evitar bebidas energéticas antes de dormir, como café ou refrigerantes.

Na maior parte dos casos, a paralisia do sono surge apenas uma ou duas vezes durante toda a vida. Mas, quando ela acontece mais de uma vez por mês, por exemplo, é aconselhado consultar um neurologista ou um médico especialista em distúrbios do sono. O tratamento pode incluir o uso de remédios antidepressivos.

  • Não conseguir mover o corpo apesar de estar acordado;
  • Sensação de falta de ar;
  • Sensação de angústia e medo;
  • Sensação de estar caindo ou flutuando sobre o corpo;
  • Alucinações auditivas como ouvir vozes e sons não característicos do local;
  • Sensação de afogamento.

Embora possam surgir sintomas preocupantes, como falta de ar ou sensação de estar flutuando, a paralisia do sono não é perigosa, nem coloca a vida em risco. Durante os episódios, os músculos da respiração e todos os órgãos vitais continuam funcionando normalmente.

(Com informações do portal Tua Saúde)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.