Novas tendências influenciam mercado imobiliário em 2020

0

A alta do mercado imobiliário é uma aposta para 2020. A taxa Selic, que rege os juros dos financiamentos imobiliários, registrou o menor índice da história, fechando em 5% em 2019, tendo um impacto direto na economia e na vida dos brasileiros. Isto significa que este ano será promissor para aqueles que querem sair do aluguel ou procuram alguma forma de investir seu dinheiro – o mercado estará em plena ebulição.

Já existem mais celulares do que humanos no planeta e isso atrai cada vez o mercado financeiro. O mercado imobiliário, por exemplo, foi diretamente afetado por este fato. Segundo o Google, 59% das buscas por imóveis são feitas no celular. Seja aquele cidadão comum que quer se desfazer de um imóvel ou adquirir a tão sonhada casa própria, sejam  investidores da área, as transações por meio a compra e venda de imóveis através de cliques em smartphones.

O COMDONO, startup brasiliense, visa as duas altas tendências: imobiliária e tecnológica. O site busca desburocratizar a venda, compra e aluguel de imóveis. Os interessados podem  procurar um imóvel do jeito que deseja, que cabe em seu bolso, e ainda realizar uma simulação de financiamento pela tela dos smartphones, tablets ou computadores.

A adaptação à Geração Z também tem mudado a direção dos ventos neste ramo. Os jovens e futuros adultos, têm procurado morar em lugares menores e estratégicos. Próximo ao trabalho e da faculdade, com fácil acesso de transporte público e de aplicativos de viagem online. Ou seja,  a procura por casas e apartamentos com garagem tem diminuído.

Os co-livings, vivenciamento compartilhado, também tem atraído adeptos. O ambiente estimula a aproximação e troca de experiências entre pessoas, além de reduzir custos. Aqui no Brasil, um exemplo simples deste tipo de moradia são as repúblicas, normalmente procurada por universitários.

A realidade virtual já uma uma grande aliada dos corretores de imóveis e tende a evoluir com o passar dos anos. “Aqui no COMDONO fazemos da tecnologia nosso braço direito. Além de uma plataforma 100% online, para melhorar a experiência do comprador nós nos dispomos a ir ao imóvel a ser anunciado e tirar fotos em 360º. Essas fotos dão sensação de estar dentro da propriedade, dispensando a visita presencial”, completa Flávio Freitas, sócio e um dos fundadores da startup.

Especialistas ainda preveem que em pouco tempo a pessoa poderá só apontar o celular para um prédio e saber se há um imóvel para vender ali. E então, preparados para a nova era?

 

anuncio patrocinado