Doença misteriosa atinge ao menos sete homens em Minas Gerais

Segundo nota técnica da Saúde estadual, quadro é de insuficiência renal aguda de evolução rápida (em até 72 horas), seguida de alterações neurológicas

 

Uma doença misteriosa vem assustando moradores — especialmente homens — de Buritis, bairro de Belo Horizonte. Segundo nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, ao menos sete pacientes de Minas Gerais (cinco de Belo Horizonte, um de Ubá e outro de Nova Lima) foram atingidos pelo mal, que traz insuficiência renal aguda de evolução rápida (em até 72 horas) somada a alterações neurológicas
Entre as alterações neurológicas apresentadas pelos pacientes, a secretaria destaca paralisia facial, borramento visual, amaurose (perda da visão parcial ou totalmente), alteração de sensório e paralisia descendente. Os primeiros sintomas a aparecer são náusea, vomito e dor abdominal.
Ainda na nota, a secretaria de Saúde recomenda que a equipe médica que se deparar com esses sintomas em algum paciente comunique, imediatamente, o governo. O objetivo da nota técnica é o “esclarecimento diagnóstico” e a “busca de novos casos”. Exames laboratoriais estão sendo realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed) para definição exata da doença.
Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas), os sete pacientes catalogados até a publicação desta matéria são do sexo masculino, com idade entre  23 e 76 anos. Os sintomas começaram a aparecer em dezembro.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.