Pais acampam para garantir vaga matutina em escola pública do DF

Parentes e estudantes aguardam desde a madrugada de domingo na fila de Brazlândia. Diretor abriu o local para abrigar as pessoas da chuva

 

Uma grande fila se formou nos arredores do Centro de Ensino Médio 01 em Brazlândia. Os pais começaram a chegar desde a madrugada do último domingo (05/01/2020) — até com barracas para acampar no local. A expectativa é conseguir preencher uma das 170 vagas no turno matutino da escola.

Por conta das fortes chuvas que caíam sobre a região no fim de semana, o diretor colocou as pessoas que esperavam fora da escola para dentro, em uma área coberta para protegê-los.

Uma mãe, que não quis se identificar, afirmou que todo ano ocorre essa situação, o que gera um desgaste grande. “Infelizmente, não vejo uma forma de o governo dar um jeito para resolver isso. O diretor fez o que pôde. Em anos anteriores, algumas pessoas chegaram a passar quatro noites esperando. É muito desgastante”, contou a mulher, que aguarda na fila desde as 9 da manhã do domingo.

Veja imagens da fila:

“Tentamos distribuir senhas e adotar outros critérios, mas não podemos ir para o campo da subjetividade. Por isso, acabamos sempre ficando nessa situação. Já fui acusado por alguns pais de não ser transparente quando tentei mudar”, afirmou o diretor.

Ainda segundo Vinicius, por uma questão cultural da cidade, as pessoas vêm com o intuito de preencher uma das 170 vagas limitadas ao turno matutino, o mais procurado. O diretor, entretanto, garante que haverá vagas para todos.
Problemas antigos

O diretor ainda afirmou que assinou um “cheque em branco” ao colocar as pessoas para dentro da escola. Segundo ele, em anos anteriores, a mesma medida foi adotada e houve depredação no patrimônio.

“Eu acabei assumindo um risco. Não poderia deixar essas pessoas esperando do lado de fora. Tinha até idosos lá. O problema é que eu assinei um cheque em branco porque, em anos atrás, eu adotei a medida e o resultado foi que as pessoas quebraram bebedouros e outros bens da escola. Eu como diretor sou responsável por cuidar do patrimônio da escola. Fico receoso”, declarou Vinicius.

Na busca por encontrar formas do tempo passar, algumas pessoas trouxeram jogos e aparelhos de som para passar o tempo. O estudante Samuel Lucas, 18, chegou às 9h de domingo. O jovem estava na posição de número 96⁰ e guarda lugar para uma amiga.

“Trouxemos dominó, baralho, dama e mais uns outros jogos. Estamos pensando em buscar instrumentos para tocar. Temos que arrumar algo para fazer se não ficamos ‘doidos’ por causa do tédio”, afirmou o estudante.

Ainda segundo Samuel, o atendimento poderia ser melhor se fosse realizado de maneira antecipada. Para ele, o atual formato é muito cansativo para quem espera.

“Poderia ser mais organizado, se fosse antecipado para agilizar o atendimento. São 170 vagas para o turno matutino. De três em três horas eles vêm conferir quem continua na fila. Por isso, não podemos sair daqui. Trouxe minha barraca e comida para esperar”, ressaltou.

O que diz a Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação enviou nota à reportagem sobre a situação. De acordo com a pasta, a orientação é de não formar fila na porta das escolas. “As vagas já estão garantidas”, diz o texto.

“A orientação é a mesma para quem busca vaga em turnos específicos. A confirmação das matrículas vai de 7 a 14 de janeiro. Somente após a efetivação das matrículas, que vai até 14 de janeiro, será possível fazer mudanças de turno”, explica a secretaria.

Dessa forma, a pasta precisa saber quantos alunos estarão efetivamente matriculados. “Só então será possível verificar se poderão ser atendidas as eventuais solicitações de alteração de turno”, afirma a nota.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.