Presidente Jair Bolsonaro sobre EUA x Irã: “Poderia ser o fim da humanidade”

Presidente disse não acreditar que conflito, agravado após morte de general iraniano em ataque aéreo, culmine em guerra nuclear

 

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou, nesta sexta-feira (03/01/2020), “não estar preocupado” com uma possível escalada bélica na crise entre Estados Unidos (EUA) e Irã, que se tensionou ainda mais após o ataque aéreo assumido pelo Pentágono que causou a morte do general iraniano Quassim Suleimani na terça-feira (02/01/2020). “Aí é perde-perde. Em um conflito nuclear, perde o mundo todo, poderia ser o fim da humanidade”, afirmou.

Não foi possível, no entanto, entender exatamente à qual briga nuclear o presidente brasileiro se referia, porque todas as informações conhecidas são de que o Irã não tem bombas atômicas.

Mais cedo, ao deixar o hospital em que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, se recupera de cirurgias, Bolsonaro havia dito que não comentaria o conflito.

Em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, na Band, contudo, Bolsonaro afirmou que os interesses de Estados Unidos e Irã no embate apontam “mais a questão econômica” e os países “jamais entrariam em guerra”. De qualquer forma, ele avalia que o Irã precisaria provar sua capacidade de, como prometeu após o ataque contra o general, fazer uma “retaliação severa“.

“Acho muito difícil [uma retaliação], é praticamente suicida da parte do Irã. Espero que os ânimos se acalmem e que eles mudem sua forma de fazer política”, pontuou, acrescentando que “vem sentindo, em suas viagens” – em outubro, o presidente partiu em uma missão oficial ao Oriente Médio – que os iranianos estão “se distanciando” dos outros países da região.

Ele também disse, alfinetando o Irã por suas ligações com grupos estrangeiros xiitas, que nações que “dão guarita a terroristas” acabam afastando potenciais parceiros diplomáticos e comerciais. “É que nem a Palestina, cada vez se isola mais. Países que agem se colocando ao lado de terroristas se isolam.”

Na avaliação de Bolsonaro, o próprio Irã tem a perder com um eventual acirramento no conflito frente ao crescimento de fontes alternativas de energia. “A tendência do mundo é de consumir menos petróleo, o preço cair; economicamente, a situação do seu país cada vez se torna mais torna difícil.”

De qualquer forma, previu, “o mundo todo vai sofrer com a alta do petróleo” se o conflito se agravar a ponto de virar uma guerra.

“Há poucas semanas, tivemos um ataque de drones em refinarias na Arábia [Saudita], e houve um pequeno aumento no preço. Conversei com o Roberto Castello Branco [presidente da Petrobras] e ele acha que o pico vai ser semelhante, mas que em poucos dias vai se acomodar.”

Questionado sobre se o presidente dos EUA mira, com as ações no Oriente Médio, sua tentativa de reeleição neste ano, Bolsonaro disse que não. “Acho que o Trump não está fazendo campanha em cima disso não, o americano tem uma linha muito séria nos seus interesses em combate ao terrorismo.”

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.