Inmet emite estado de alerta para o DF; ventos podem chegar até 100km/h

A previsão é de chuvas intensas, com trovoadas e fortes rajadas de vento

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram alerta para chuva intensa, com trovoadas e fortes rajadas de vento nesta quinta-feira (2/1). Segundo o Instituto, os ventos podem chegar até 100km/h e o clima deve permanecer assim durante toda a sexta-feira (3/1).

Em decorrência das fortes chuvas, o Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. “Para toda essa semana, o tempo deve permanecer nublado, com trovoadas isoladas. As rajadas de vento também serão fortes. Todos os dias é feito uma avaliação da situação e, caso necessário, emitimos o alerta”, explicou Manoel Rangel, meteorologista do Inmet.
O Instituto orienta que, em caso de ventos fortes, deve-se evitar o abrigo debaixo de árvores, pois há o risco de queda. Outra dica é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A Defesa Civil também emitiu uma notificação alertando para as fortes chuvas. “Procure abrigo durante a tempestade e evite pontos de alagamento”, informou em nota.
Segundo o meteorologista, as temperaturas ao longo dessa semana devem variar entre 19°C (mínima) e 28°C (máxima). A umidade relativa do ar ficará entre 95% e 55%.

Orientações

Continua depois da publicidade

Segundo o Corpo de Bombeiros, as principais recomendações em período de chuvas fortes são: 
– Não permanecer na chuva
– Evitar áreas descampadas
– Evitar entrar em piscinas
– Não caminhar embaixo de redes elétricas e árvores
– Procurar abrigos seguros e secos
– Evitar o uso de celulares com carregadores conectados na energia elétrica
– Não ficar com os pés descalços
– Evitar lavar louças e tomar banho com chuveiro elétrico
Em casos de alagamento ligue para o 193, e procurar um local alto e seguro, longe das águas até o resgate do CBMDF chegar.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.