DF terá aplicativo de transporte para miniônibus

Serviço será implantado inicialmente em Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II para atender deslocamentos de curta distância

Imagine pode chamar um miniônibus por um aplicativo e ele te levar até a estação de metrô mais próxima ou ponto de ônibus mais conveniente. Essa possibilidade vai se tornar realidade no Distrito Federal a partir de 2020 com a implantação do projeto CityBus DF.

Pelo aplicativo o cliente vai escolher seu destino, confirmar a viagem e ser direcionado para um ponto virtual, onde deverá pegar o miniônibus que será identificado na plataforma digital. Aos cidadãos será possível utilizar o cartão de transporte da cidade para realizar a integração a outros modos coletivos como o metrô e ônibus, o que facilita e melhora a experiência de deslocamentos pela cidade. Não existem rotas fixas, as viagens são desenhadas em tempo real à medida em que os passageiros fazem a solicitação.

O App permite que o cidadão utilize o serviço como meio de transporte para realizar a primeira ou última milha de sua jornada, conectando a sua casa ao ponto de integração com o metrô ou ônibus mais conveniente.

“Tenho cobrado melhorias no sistema de transporte público e tenho recebido uma resposta muito boa das empresas. Elas estão se unindo para melhorar a qualidade do serviço e dar melhores condições para a população”,afirma o governador Ibaneis Rocha ao comentar a solução apresentada pela Urbi.

As operações devem ter início em abril de 2020 para as festividades de 60 anos de Brasília. O serviço será inicialmente operado em Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. Com uma frota inicial de 25 miniônibus, esse projeto vai contribuir diretamente para a fluidez no trânsito com a retirada de mais de 1300 carros de circulação no DF, segundo cálculos da Urbi, empresa que vai controlar a frota.

O serviço que tem como conceito o transporte responsivo à demanda e deslocamento em curtas distâncias é realidade em várias cidades ao redor do mundo, como Amsterdam e Sidney. Essa forma de transporte público é freqüentemente chamada de conexões de primeira e última milha.

Na Austrália ela foi projetada para levar os cidadãos para um hub de transporte da maneira simples e com tempos de espera reduzidos. Um benefício importante é que os clientes de lá acabam não precisando pagar estacionamento ou fazer longas caminhadas nos dois extremos da sua jornada.

Com informações da Urbi

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.