Veja 7 chás para melhorar a digestão e diminuir formação de gases

0

A quantidade de comida gordurosa ingerida neste final de ano pode dificultar o trânsito intestinal. Algumas bebidas podem ajudar a resolver

 

As festas de fim de ano são conhecidas pela quantidade de comida e bebida consumidas em um intervalo pequeno de tempo. Além do exagero típico da época, os alimentos costumam ser muito gordurosos e o organismo, não acostumado com as exceções, acaba com dificuldades para digeri-las. Porém, alguns chás podem ajudar a aliviar os sintomas de mal estar pela digestão.

Esses chás devem ser preparados imediatamente antes de serem ingeridos para que tenham efeito mais rápido, e não devem ser adoçados: o açúcar e o mel podem fermentar e dificultar a digestão. Uma outra boa dica para combater a má digestão é comer uma fruta como maçã ou pera, e ir bebendo pequenos goles de água.

As melhorias na digestão são verificadas, geralmente, no primeiro dia após o consumo, mas, se após três dias a digestão não melhorar, é necessário consultar um médico gastroenterologista para verificar se existe algum problema no aparelho digestivo.

Para evitar a má digestão, é importante saber combinar bem os alimentos entre si: aqueles ricos em fibras e em gordura, em uma mesma refeição, são uma das principais causas do problema. Uma boa dica é quando fizer uma refeição “pesada”, como feijoada ou churrasco, por exemplo, ingerir uma pequena quantidade e, na sobremesa, preferir uma fruta ao invés de um doce.

1. Chá de boldo
O chá de boldo é uma excelente forma de aliviar a má digestão após refeições muito grandes ou cheias de gordura, pois a planta medicinal estimula o fígado a metabolizar gorduras, tornando-as menores e mais fáceis de serem digeridas, aliviando os sintomas de indigestão.

Ingredientes

  • 10g de folhas de boldo
  • 500 ml de água fervente

Modo de preparo

Colocar as folhas de boldo na água fervente durante cerca de 10 minutos e depois coar. Beber quando surgirem os sintomas ou 10 minutos após a refeição para evitar uma crise.

2. Chá de erva-doce
A erva-doce é uma planta que estimula a produção de fluidos intestinais e, por isso, é capaz de estimular o processo digestivo, aliviando sintomas de estofamento de estômago, dor gástrica ou arrotos frequentes, por exemplo.

  • 1 colher (de sobremesa) de erva-doce
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar a colher de erva doce na xícara de água fervente, deixar repousar por 10 minutos e beber após as refeições ou quando surgirem os sintomas de má-digestão.

3. Chá de hortelã-pimenta
O chã de hortelã-pimenta possui ação digestiva e anti-espasmódica capaz de equilibrar o processo digestivo e aliviar espasmos intestinais que provocam dor de estômago devido ao acúmulo de gases intestinais ou em casos de intestino irritável.

Ingredientes

  • 1 colher (de sobremesa) de folhas de hortelã-pimenta
  • 100 ml de água fervente

Modo de preparo

4. Chá de tomilho
Um bom chá para má digestão é o de tomilho com poejo. Este remédio caseiro para má digestão é eficaz porque estas plantas medicinais possuem propriedades que auxiliam a digestão dos alimentos, alcançando resultados em pouco tempo.

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente
  • 1 colher (chá) de tomilho
  • 1 colher (chá) de poejo
  • 1/2 colher (chá) de mel

Modo de preparo

Adicione à xícara de água fervente o tomilho e o poejo e deixe descansar por cerca de 3 a 5 minutos. A seguir coe e adoce com o mel. Beba 1 xícara deste chá sempre que os sintomas de má digestão estiverem presentes.

5. Chá de macela
Um excelente tratamento caseiro para má digestão é tomar o chá de macela diariamente porque ele possui propriedades calmantes e digestivas.

Ingredientes

  • 10 g de flores de macela
  • 1 colher de sopa de erva-doce
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro basta adicionar as flores de macela à água fervente, tapar e deixar repousar por 5 minutos. Filtrar e beber a seguir, sem adoçar, porque o açúcar pode prejudicar a digestão. Para o tratamento é recomendado tomar este chá de 3 a 4 vezes ao dia.

6. Chá verde
O chá verde com hortelã estimula a produção de ácidos estomacais sendo uma ótima opção de remédio caseiro para quem está sentindo o estômago cheio e sofre com arrotos frequentes.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de folhas secas de hortelã
  • 1 xícara de água fervente
  • 1 colher (chá) de folhas de chá verde

Modo de preparo

Adicionar as folhas de hortelã e de chá verde na xícara com água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Filtrar e beber a seguir, sem adoçar porque o açúcar dificulta a digestão.

7. Chá de ervas
Um bom chá para melhorar a digestão é o chá de erva-doce com espinheira santa e boldo porque eles possuem propriedades que ajudam na digestão dos alimentos e limpam o fígado, tendo efeito rapidamente.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 10 g de folhas de boldo
  • 10 g de folhas de espinheira santa
  • 10 g de sementes de erva-doce

Modo de preparo

Para fazer o chá ferva a água, tire do fogo e depois adicione as ervas e deixe descansar tapado até deixar de evaporar. Beba 1 xícara deste chá quatro vezes ao dia.

Quando ir ao médico
É recomendado consultar um gastroenterologista sempre que a dor for muito forte, demore mais de três dias para passar ou apresente outros sintomas como febre e vômitos persistentes.

Com informações do portal Tua Saúde

anuncio patrocinado