SUPERAPP DO GPA, JAMES DELIVERY CHEGA A BRASÍLIA 

 

Com a proposta de oferecer um serviço exclusivo e personalizado, o app de entregas oficial das redes Extra e Pão de Açúcar começou a operar esta semana na cidade

Brasília (DF), dezembro de 2019 - “James, o seu delivery. Pra tudo”: com essa proposta chega a Brasília o James Delivery, startup brasileira que oferece uma plataforma multisserviços de encomenda e entrega em minutos de produtos diversos, que vão desde itens vendidos em supermercados até restaurantes e drogarias. O James Delivery começou a operar na cidade esta semana, inicialmente nas Asas Sul e Norte, Sudoeste e NoroesteA taxa de entrega será grátis durante todo o primeiro mês de operação do James Delivery em Brasília. 

O James Delivery é a plataforma de entregas oficial e exclusiva das redes Extra e Pão de Açúcar, do Grupo GPA, empresa da qual faz parte desde que foi adquirido, há um ano. Alinhada com a estratégia omnicanal do Grupo em uma visão de longo prazo, a aquisição proporcionou ao GPA a entrada em um novo nicho de negócio: o dos SuperApps – plataformas que permitem aos usuários receberem em uma hora produtos diversos de parceiros selecionados em “verticais de consumo”, como supermercados, conveniência, drogarias, restaurantes e outros. Esta nova oferta complementa as modalidades de entrega disponibilizadas pelas marcas Extra e Pão de Açúcar aos seus clientes: compra em loja física, entregas next daysame day e express (em até quatro horas) e Clique & Retira (compra pela internet e retira em loja física). Saiba mais no site: www.jamesdelivery.com.br/


Bastante planejada, com conforto e comodidade para seus moradores, Brasília é uma praça estratégica para a operação de James Delivery. A chegada à cidade é mais um passo na estratégia omnicanal do GPA, que tem como principal objetivo oferecer aos clientes soluções cada vez mais personalizadas e diversas para realizar suas compras. Temos um robusto plano de expansão para ampliar o raio de atendimento do serviço para que os consumidores do Extra e do Pão de Açúcar de toda a cidade tenham mais essa opção para adquirir os produtos que mais gosta e precisa de forma ainda mais prática e rápida. O James Delivery tem uma tecnologia diferenciada, profissionais capacitados e um bom conhecimento operacional do negócio que permite um serviço especializado, além de uma visão estratégica totalmente alinhada com as diretrizes do GPA”, avalia Lucas Ceschin, Co-fundador do  James Delivery.


Originário de Curitiba/PR, o James surgiu em 2016 quando os futuros quatro fundadores sentiram a necessidade de contratar alguém que pudesse comprar um item e fazer a entrega rapidamente. Nascia assim a primeira startup brasileira a oferecer entregas de qualquer produto. Até 2018, a James operava unicamente em Curitiba. Logo depois, a operação se expandiu para São Paulo, Fortaleza, Recife, Salvador, Palmas, Campo Grande, Cuiabá, Salvador, João Pessoa, Rio de Janeiro, entre outras cidades. 

 

A startup foi adquirida pelo GPA em dezembro do ano passado. Desde então, o número de pedidos por mês pelo James Delivery cresceu 10 vezes em 10 meses, nas 18 cidades que atende atualmente, representando 50% dos pedidos online das lojas dessas localidades. “A aquisição pelo GPA nos permitiu acelerar rapidamente nosso plano de expansão e contribuiu com conhecimento de público. Começaremos a operação em fases para adquirirmos expertise no mercado, sem perder o foco na qualidade do serviço e na satisfação do cliente”, explica Ceschin. “Com o apoio do GPA, aceleramos nosso crescimento na vertical do varejo, oferecendo uma experiência totalmente integrada com as lojas físicas do Grupo. Este é um forte diferencial para trazer mais valor aos nossos clientes”, completa.

 

Para usar o serviço, o cliente deve baixar o aplicativo pelo Google Play ou App Store e se cadastrar. Após isso, basta escolher o estabelecimento dentre os parceiros disponíveis, selecionar os produtos que deseja receber e aguardar – a entrega é feita em minutos no endereço selecionado (desde que esteja no raio de abrangência de entrega do James). 

 

EM POUCO MAIS DE DOIS ANOS, ECONOMIA GERADA POR DESCONTOS PERSONALIZADOS ULTRAPASSA R$ 350 MILHÕES

 

 

O GPA foi pioneiro na implementação de ofertas personalizadas por meio dos programas de fidelidade e do entendimento do comportamento de compra dos clientes das redes Extra e Pão de Açúcar. Desde o lançamento dos aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais, há pouco mais de dois anos, estima-se que a funcionalidade “Meu Desconto” tenha gerado uma economia de aproximadamente R$15 milhões por mês, num total de mais de R$ 350 milhões até o momento, o equivalente a cerca de 20 prêmios da Mega Sena ou mais de 10 mil carros populares. No app do Pão de Açúcar Mais, as ofertas mais ativadas são as cervejas especiais; já no Clube Extra, os clientes são atraídos por descontos em leite e combustíveis. Em comum, os consumidores tendem a aproveitar as oportunidades em frutas, legumes e verduras, além de itens de limpeza. São Paulo aparece como a praça que mais utiliza os aplicativos (50%), seguida pelo Rio de Janeiro (16%), Ceará, Pernambuco e Distrito Federal (4% cada um deles).

 

Hoje, os dois aplicativos, juntos, já somam 10 milhões de downloads e estão constantemente entre os top 10 apps de compras mais baixados por mês no Brasil, com larga liderança no segmento de alimentos. Os aplicativos Pão de Açúcar Mais e Clube Extra estão instalados em mais de um quarto de todos os iPhones que possuem apps de compras no Brasil, sendo o segundo app de compras brasileiro mais instalado. Em média, são mais de 15 milhões de visitas por mês aos aplicativos, o que os coloca entre os cinco com maior número de acessos mensal.

 

As mulheres lideram a utilização dos aplicativos, com cerca de 55% dos acessos no Pão de Açúcar Mais e 52% no Clube Extra. Quando analisados por faixa etária, os clientes entre 34 e 44 anos lideram em ambos os aplicativos, seguidos de perto pelos clientes com mais de 65 anos no Pão de Açúcar Mais, uma demonstração de que a transformação digital não tem idade. “Nosso objetivo é melhorar a experiência de todos os nossos clientes, independente do segmento ou canal preferido para efetuar a compra. Estamos convencidos de que investir na satisfação do cliente, seja através da melhoria da experiência em loja física ou digital ou da obtenção de descontos, prêmios e vantagens personalizados, é uma estratégia vencedora”, diz Teodoro Ornelas, Diretor de Customer Experience do GPA.

 

No total, os programas de fidelidade Clube Extra e Pão de Açúcar Mais somam 20 milhões de clientes cadastrados em suas bases de dados.

 

Personalização de ofertas incrementa vendas

 

 

 O GPA foi pioneiro na implementação de ofertas personalizadas por meio dos programas de fidelidade e do entendimento do comportamento de compra dos clientes das redes Extra e Pão de Açúcar. Em quase dois anos dessa jornada, o patamar das vendas identificadas (aquelas que o cliente digita o CPF para ter acesso aos descontos) aumentou significativamente: de 76% para 85% no Pão de Açúcar e de 47% para 55% no Extra. Hoje, mais de 8 milhões de pessoas têm acesso aos aplicativos – se os usuários dos apps formassem um país, estariam entre os 100 maiores do mundo, entre Serra Leoa e Suíça. Ou, ainda, seriam também o 10º estado brasileiro em população, entre Santa Catarina e Pará.

 

Diante desse universo de dados e diferentes perfis de consumidores, outra oportunidade capturada foi o incremento das vendas de ofertas personalizadas nas categorias que antes não tinham tanta participação. O principal exemplo desse crescimento são os combustíveis: a participação de vendas de ofertas personalizadas aumentou mais de 30 vezes por conta das ativações realizadas por meio dos aplicativos. Ainda, padaria, rotisserie, hortifrúti e perfumaria mais do que dobraram a sua participação. Além dos itens que passaram a ter mais destaque, o canal e-commerce alimentar também apresentou um incremento significativo: as compras originárias das ofertas personalizadas aumentaram em mais de três vezes. Adicionalmente, a importância da personalização também começa a se destacar regionalmente. No Nordeste, por exemplo, a participação dos aplicativos na venda dobrou entre 2017 e 2018.

 

“A partir da nossa incursão pioneira no oferecimento de ofertas personalizadas com base nas informações do comportamento de compras dos nossos clientes cadastrados no banco de dados dos nossos programas de fidelidade, aprimoramos a experiência deles e também tivemos aprendizados sobre quais produtos e categorias fazem a diferença na hora da decisão do que comprar. Com isso, foi possível identificar de maneira mais assertiva os produtos que realmente agregam valor aos vários momentos de compras dos nossos clientes, oferecendo ofertas ainda mais relevantes, vantajosas e diferenciadas. Desta forma, os aplicativos, e particularmente a funcionalidade do ‘Meu Desconto’, passa a ter uma relevância significativa para o negócio do Grupo em termos de volume de vendas”, explica Teodoro Ornelas, Diretor de Fidelidade do GPA.

 

 

77% DOS CLIENTES UTILIZAM SMARTPHONES ENQUANTO FAZEM COMPRAS NOS SUPERMERCADOS

 

 

Cada vez mais digitais e tecnológicos, os clientes buscam soluções que facilitem a sua jornada de compras nos supermercados. Dados do GPA, um dos maiores grupos varejistas do país, mostram que 77% dos seus consumidores utilizam o aparelho celular enquanto estão nas lojas da companhia. Destes, 67% usam os apps Pão de Açúcar Mais e Clube Extra para checar e ativar as ofertas personalizadas disponíveis na funcionalidade “Meu Desconto” e realizar suas compras de interesse. Ainda, 12% aproveitam o momento para resgatar prêmios, 11% buscam informações mais detalhadas sobre produtos e 10% utilizam os aplicativos para agendar a passagem no caixa, evitando filas. Ainda, é possível observar que o cliente que é usuário assíduo dos apps visita as lojas do Extra e do Pão de Açúcar o dobro de vezes e tem um ticket médio 10% maior na comparação com um consumidor que ainda não utiliza os aplicativos.

 

A análise dos dados de compra permite ao varejista inferir características comportamentais de sua base de clientes. “Nossas análises indicam que 34% de nossos clientes fidelizados compram alimentos de indulgência, como salgadinhos e sobremesas; 21% têm hábitos saudáveis; e 18% têm o costume de realizar churrasco com frequência”, diz Teodoro Ornelas, Diretor de Customer Experience do GPA. “Estas análises só são possíveis devido à alta recorrência de utilização dos aplicativos, que já somam mais de 9 milhões de downloads e 30% desses clientes abrem o app pelo menos uma vez no mês. Destes, 40% convertem o clique em compra”, complementa o executivo. Em 2018, as vendas para clientes usuários dos aplicativos somaram R$ 6,5 bilhões – se os apps formassem uma empresa, ela estaria entre as 15 maiores varejistas do País.

 

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