Tire a dúvida: quando a dor menstrual pode ser endometriose?

Young woman lying down in fetus position

Para diferenciar a dor provocada pela endometriose da cólica, é preciso prestar atenção em outros sinais que costumam estar associados

 

Como saber se aquela dor durante o período menstrual é um sinal de que algo está errado com o corpo? Os desconfortos durante a menstruação muitas vezes confundem as mulheres e podem ocultar algumas doenças. Uma delas é a endometriose, que é a implantação do tecido do útero em outros órgãos da mulher, como ovários, bexiga e intestino.

Para diferenciar a dor provocada pela endometriose da cólica menstrual, é preciso prestar atenção na intensidade e na localização da dor. Também são importantes alguns sinais associados:

  • Cólica menstrual muito intensa ou mais intensa do que a habitual;
  • Cólica abdominal fora do período menstrual;
  • Sangramento intenso;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Sangramento na urina ou dor no intestino, durante a menstruação;
  • Cansaço crônico;
  • Dificuldade para engravidar.

Caso a dor seja intensa, e alguns desses sinais estejam presentes, é essencial procurar um especialista. Os sintomas da endometriose ainda podem ser confundidos com outras doenças, como síndrome do intestino irritável, doença inflamatória pélvica ou infecção urinária, por exemplo.

Diagnóstico da endometriose

Se os sinais e sintomas apontarem pra endometriose, o ginecologista avalia as características da dor e do fluxo menstrual e passa exames de imagem, como uma ultrassonografia transvaginal.

Em alguns casos, pode ser indicada a realização de uma videolaparoscopia para confirmação de que algum tecido uterino esteja em outros órgãos.

O tratamento para a doença pode ser feito com anticoncepcional, remédios hormonais ou cirurgia.

Causas de endometriose

Ainda não se sabe ao certo o que pode causar a endometriose, especialistas apontam alguns fatores que podem desencadear a doença: menstruação retrógrada, transformação das células peritoniais em células endometriais, transportes de células endometriais para outros locais do corpo ou distúrbios do sistema imunológico. (Com informações do porta Tua Saúde)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.