Gama recebe Festival de Teatro de Bonecos até o próximo domingo

Evento terá apresentações teatrais gratuitas em vários locais do Gama

 

Dar vida a bonecos, objetos e projeções por meio da arte. As diferentes características do teatro de bonecos ganham destaque na nova edição do Festineco, o Festival de Teatro de Bonecos do Gama. Com apresentações teatrais, 15 grupos artísticos, do Distrito Federal e de outras regiões do Brasil apresentam espetáculos em diversos pontos da cidade ao longo da semana. Escolas, praças e parques são alguns dos locais que serão palco das atrações, que seguem até domingo.
“Terão apresentações de lambe-lambe, que é um teatro em miniatura, em que uma pessoa assiste por vez a cada espetáculo. Temos espetáculo de sombra e tem o espetáculo de mamulengo, que é o teatro popular do Nordeste brasileiro, além de algumas técnicas diferentes de manipulação. Alguns bonecos são manipulados por vara, outros por luva, alguns de forma direta, em que o próprio artista aparece”, conta Marco Augusto Rezende, organizador do evento.

Um dos artistas envolvidos no projeto é o paraibano Artur Barbosa, 45, atuante na área há 23 anos. Ele veio de João Pessoa para apresentar o espetáculo Tem boi no algodão,  produzido pela companhia Boca de Cena. A história conta que o dono de uma fazenda de algodão, rico e preconceituoso, é enganado pelo vaqueiro Benedito, que rouba o coração de Rosinha, filha. “É um dos mais recentes espetáculos da companhia. A gente veio também conversar com o pessoal sobre o teatro de bonecos. São poucas oportunidades que temos de produzir o teatro de bonecos no país; então, essa é uma oportunidade maravilhosa”, comemora o bonequeiro.

Outro artista que veio de fora é Hugo Oscar Verga Marambio, 68, conhecido como Hugo Oskar. Chileno, com mais de 40 anos no Brasil, o artista se especializou em marionetes e mímicas em São Paulo e mostrará O mundo mágico de Abilê Abilá, no sábado, no Lábios da Lua, às 17h. “O espetáculo é para todo tipo de público, que procura o sorriso das pessoas dentro do tema do circo. São reprises de palhaços, que reúnem a participação de diversas marionetes em 50 minutos”, detalha o participante do Grupo Metamorfaces (SP).

Entre os grupos do Distrito Federal, uma programação de destaque está prevista para a tarde de sexta-feira. A partir das 16h, a Companhia Lumiato Formas Animadas apresentará, no Galpãozinho do Setor Central, Iara, o encanto. Segundo Marco Augusto, o grupo é “um dos mais premiados do DF, e a produção consiste em projetar sombra atrás da luz, em uma mistura de teatro e audiovisual”.

Desafios da produção

Neste ano, a execução do projeto veio de forma colaborativa. Desde 2012, o grupo Voar Teatro de Bonecos conseguia o apoio do edital “Áreas Culturais”, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), mas o cancelamento, em maio, mudou o planejamento e reduziu para uma apresentação, de forma colaborativa. Todos os artistas receberão cachê. As passagens dos que vieram de outras unidades da Federação foram custeadas pelo edital “Conexões”, também promovido pela pasta. “Isso afetou muito a programação. O nosso festival é internacional. A gente conseguia trazer grupos de fora. Agora, com corte de verba, estamos fazendo com grupos nacionais que aceitaram fazer de forma colaborativa. É uma forma de resistência, porque estamos sofrendo ataque de todos os lados da cultura”, explica o organizador Marco Augusto.

Apesar dos desafios, as ações do projeto seguiram a tradição do evento: no primeiro dia, artistas saíram em cortejo de bonecos gigantes pelas ruas da cidade, partindo da administração regional até a Rodoviária do Gama.
Programe-se
13 de dezembro
Às 11h — Grupo Voar Teatro de Bonecos-DF, com o espetáculo João e o pé de feijão, na Escola Classe 17 do Gama
Às 14h — Cia. Jorge Crespo-DF, com o show Inventos alegres do vovô, na Escola Classe 17 do Gama
Às 16h — Cia. Lumiato Formas Animadas-DF, com o espetáculo Iara, o encanto das águas. No Espaço Galpãozinho, no Setor Central do Gama
14 de dezembro
Às 11h — Grupo Mamulengo Mulungu-DF, com o espetáculo Brincadeira de mamulengo. No Santo Bar, na Feira Permanente
Às 17h — Grupo Metamorfaces-SP, apresentando O mundo mágico de Abilê Abilá, no Espaço Lábios da Lua
15 de dezembro
Às 16h — Grupo Mamulengo Alegria-DF, com o espetáculo O casamento de chiquinha muito prazer filha do coronel João Redondo com Tião Sem Sorte, no parque infantil do Setor Leste do Gama
Às 16h30 — Grupo Mamulengo Fuzuê-DF,
com Benedito abençoado e bendizido,
no parque infantil do Setor Leste
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.