Cursos EaD superam presenciais em nota máxima do MEC

Avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), aponta que o percentual de cursos de ensino a distância (EaD) com nota máxima superou o de presenciais.
O Inep faz avaliação constante do ensino superior no país e divulgou nesta quinta-feira (12) os dados do indicador do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referentes a 2018.
A avaliação mostra que 2,7% dos cursos de graduação EaD conquistaram nota máxima, conceito 5, enquanto que apenas 1,6% dos presenciais alcançaram a mesma qualidade. O CPC é usado para classificar os cursos em uma escala que vai de 1 a 5. O Inep constatou ainda que o conceito 3 reúne a maior parte dos cursos avaliados.
Quando foram avaliadas as modalidades de ensino, 94,5% dos cursos de graduação a distância EaD conquistaram conceito igual ou superior a 3, já as opções presenciais ficaram um pouco abaixo, com 86,7% classificados igual ou superior a 3 pontos no CPC.
Na relação de cursos com pior desempenho, o CPC 2018 apurou uma maior participação da modalidade presencial. Enquanto 0,4% de cursos presenciais conseguiram conceito 1, o percentual do EaD foi de 0%. Já os cursos com nota 2 representam 5,5% na modalidade EaD e 9,5% entre os presenciais.
Desempenho geral
Em 2018, apenas 1,7% dos cursos avaliados (entre presenciais e EaD) ficaram com conceito máximo. Outros 31,7% obtiveram conceito 4. A maioria dos cursos, 56,6%, obteve conceito 3; 9,5% obtiveram conceito 2 e 0,4%, conceito 1, o menor na escala de qualidade.
No total, 8.520 cursos tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) em 2018. O CPC é calculado a partir da nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante -; do perfil dos professores, que leva em consideração o regime de trabalho e a titulação; e do questionário aplicado aos estudantes sobre as percepções do processo formativo.
A cada ano um grupo diferente de cursos é avaliado. Em 2018, foram analisadas as seguintes áreas com cursos de bacharelado: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também foram analisados cursos superiores na área de comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, tecnologia em marketing e processos gerenciais. Os conceitos de cada curso podem ser acessados no site do Inep.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.