Saiba como garantir sua ID Estudantil, a carteirinha virtual do MEC

Foram 2.001.731 alunos registrados. Veja o passo a passo de como ter a acesso a carteirinha virtual

Segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 2 milhões de estudantes já podem ter acesso à ID estudantil, a carteirinha estudantil do Ministério da Educação (MEC).

Foram 3.493 instituições de educação básica e 684 de educação superior cadastradas até as 19 horas da última quinta-feira, 5 de dezembro. O prazo para as instituições indicarem um representante para registrar as informações no sistema continua aberto.
O documento terá custo zero ao usuário. Para fazer o uso, os estudantes devem estar cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB). Esse cadastro já foi feito pelos representantes de cada instituição, com dados dos alunos, como o nome completo, CPF e data de nascimento e o nível e modalidade de educação de ensino.
No portal do MEC, é possível conferir se os dados dos alunos estão corretos, e além disso, acessar vídeos e conteúdos informativos sobre o programa e um “emitômetro”, que contabiliza quantas carteirinhas são emitidas diariamente.

Passo a passo

1 – Conferir se os dados foram enviados, no site.
2 – Baixar o aplicativo “ID Estudantil”, encontrado na área “Governo do Brasil”, nas lojas virtuais. No caso dos menores de idade, o responsável legal deve baixar o aplicativo e permitir que o jovem tenha acesso.
3 – Inserir o CPF, o nome completo, telefone para envio de SMS e e-mail.
4 – Aceitar os termos e políticas de uso do aplicativo.
5 – Acessar “Minha ID Estudantil”. Pronto, lá está o seu documento em formato digital.
Será solicitado aos estudantes maiores de 18 anos uma foto do próprio rosto a fim de comparar com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) disponível no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Se não for habilitado, pode tirar foto de frente e verso da Carteira de Identidade (RG) para comparação da imagem da face.

Gastos

Apesar de o estudante não pagar nada, cada unidade custa R$ 0,15 para o governo. A emissão faz parte de contrato com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O valor global do contrato é de aproximadamente R$ 12 milhões, com vigência de 12 meses, renováveis por mais 60.
O ano de 2020 ainda é uma fase de transição, mas a partir de 1º de janeiro de 2021 toda e qualquer instituição que for emitir a carteirinha deverá consultar o banco de dados antes, controlado pelo SEB. Isso serve para evitar fraudes.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.